Companheiros, fiéis e nossos melhores amigos, os cachorros também podem salvar nossas vidas. Muito mais inteligentes do que imaginamos e dotados de um olfato tão desenvolvido que está mais para super poder, foi graças a Jimmy que a inglesa Amanda Evans-Nash descobriu que tinha um nódulo em um dos seios. Responsável pelo rápido diagnóstico, foi depois que seu cachorro começou a farejar seu seio e bater com as patinhas, que ela decidiu procurar um médico.

Sem saber que seu estranho comportamento era um aviso, ele queria subir em seu colo com frequência, cheirava seu tronco e batia as patas em um de seus seios. Mais tarde, enquanto apalpava a região, ela percebeu o nódulo e, após procurar um médico, foi diagnosticada com câncer de mama.

O caso aconteceu em Prestwich – Reino Unido, e foi a ação rápida do cachorro que permitiu um diagnóstico precoce, o que foi crucial para a sobrevivência de Amanda: “Não sei o que seria de mim, nem se eu estaria viva se não fosse por Jimmy”.
O olfato dos cães
Enquanto o principal sentido dos seres humanos é a visão, os cachorros percebem o mundo pelo olfato. E para eles este sentido é tão desenvolvido, que é difícil para nós imaginarmos certos odores que eles conseguem detectar.

Imagine você conseguir sentir o odor de uma folha caindo, dos insetos que residem dentro de uma árvore ou de uma gota de sangue em uma piscina. Eles sentem tudo isso e mais um pouco. Graças a um nariz esponjoso e molhado, os cães possuem um verdadeiro super poder, o olfato. Não é à toa que eles são tão essenciais em casos de pessoas desaparecidas!
