Ciência

Cão salva a vida de sua dona ao farejar câncer de mama

Gabriela Glette - 17/09/2019

Companheiros, fiéis e nossos melhores amigos, os cachorros também podem salvar nossas vidas. Muito mais inteligentes do que imaginamos e dotados de um olfato tão desenvolvido que está mais para super poder, foi graças a Jimmy que a inglesa Amanda Evans-Nash descobriu que tinha um nódulo em um dos seios. Responsável pelo rápido diagnóstico, foi depois que seu cachorro começou a farejar seu seio e bater com as patinhas, que ela decidiu procurar um médico.

cachorro descobre câncer de mama 2

Sem saber que seu estranho comportamento era um aviso, ele queria subir em seu colo com frequência, cheirava seu tronco e batia as patas em um de seus seios. Mais tarde, enquanto apalpava a região, ela percebeu o nódulo e, após procurar um médico, foi diagnosticada com câncer de mama.

cachorro descobre câncer de mama 4

O caso aconteceu em Prestwich – Reino Unido, e foi a ação rápida do cachorro que permitiu um diagnóstico precoce, o que foi crucial para a sobrevivência de Amanda: “Não sei o que seria de mim, nem se eu estaria viva se não fosse por Jimmy”.

O olfato dos cães

Enquanto o principal sentido dos seres humanos é a visão, os cachorros percebem o mundo pelo olfato. E para eles este sentido é tão desenvolvido,  que é difícil para nós imaginarmos certos odores que eles conseguem detectar.

cachorro descobre câncer de mama 6

Imagine você conseguir sentir o odor de uma folha caindo, dos insetos que residem dentro de uma árvore ou de uma gota de sangue em uma piscina. Eles sentem tudo isso e mais um pouco. Graças a um nariz esponjoso e molhado, os cães possuem um verdadeiro super poder, o olfato. Não é à toa que eles são tão essenciais em casos de pessoas desaparecidas!

cachorro e olfato

Publicidade

Fotos 1, 2 e 3: reprodução

Foto 4: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
NASA lança placa com mensagens dos Beatles e Einstein para humanos do futuro