Ciência

Chineses descobrem substância com aspecto de gel e cor estranha na Lua

por: Gabriela Glette

Cientistas e astronautas acabam de descobrir uma substância um pouco inquietante na superfície da Lua. Trata-se de um líquido com aspecto de gel, que também possui uma cor estranha. A constatação foi feita pelo veículo lunar chinês Yutu-2v – da missão Chang’e 4, que está desde janeiro explorando a região mais distante da Lua.

gel encontrado na lua 1

Levantando muitas questões entre pesquisadores, a câmera do veículo espacial capturou imagens com a substância desconhecida durante uma exploração iniciada em 25 de julho, encorajando os cientistas a investigarem. Descrita como um “material com cor e brilho”, a substância foi encontrada em uma pequena cratera, no momento em que a equipe se preparava para desligar o equipamento para preservá-lo da radiação solar.

gel encontrado na lua 2

Até o momento, a hipótese mais aceita é de que o gel, na verdade, seja “vidro derretido” resultante de uma chuva de meteoritos que atingiu a superfície da Lua. No entanto, o que tem intrigado a comunidade científica é que o material estivesse em apenas uma das crateras. A descoberta, inclusive, levou os cientistas a adiar outros planos de direção do veículo espacial, concentrando a missão na tentativa de descobrir o que era aquele material estranho.

gel encontrado na lua 3

Os cientistas, no entanto, não divulgaram fotos do material, mas apenas uma imagem do veículo espacial rumo à cratera para investigar o mistério. Ficção científica ou realidade, o espaço é um lugar repleto de mistérios.

gel encontrado na lua 5

Descobertas bizarras

Esta não é a primeira vez que uma missão espacial encontra materiais estranhos. Em 2012, a NASA encontrou um objeto metálico na superfície de Marte, que mais para frente foi classificado como um meteorito. O objeto até recebeu o nome de “Ames Knob”, no entanto, veículos-robô em Marte já localizaram 7 outros objetos metálicos no planeta.

gel encontrado na lua 4

gel encontrado na lua 4

Publicidade

Fotos 1, 2 e 3: NASA

Fotos 4, 5 e 6: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Esta película para telhados substitui o ar condicionado sem consumir energia