Ciência

Cientistas descobrem padrão cerebral em canhotos que os torna superiores a destros

por: Redação Hypeness

Pesquisadores descobriram que o cérebro dos canhotos não funciona da mesma forma que o dos destros. Entre os achados, os cientistas destacam que canhotos podem ter habilidades verbais superiores às encontradas em indivíduos que utilizam mais o lado direito do corpo.

O estudo foi realizado pela Universidade de Oxford e levou em consideração imagens cerebrais e de DNA de pessoas do Reino Unido. Foram analisados o DNA de cerca de 400 mil pessoas, entre as quais 38 mil eram canhotas. As imagens cerebrais, por sua vez, se restringiram a um grupo de 10 mil participantes.

Esta última etapa foi a responsável por indicar que pessoas com predominância a usar o lado esquerdo tendem a desenvolver melhor suas habilidades verbais. Segundo os pesquisadores, isso ocorre porque o cérebro dos canhotos costuma ter uma comunicação melhor entre os hemisférios direito e esquerdo.

Akira Wiberg, uma das autoras do estudo, destacou em comunicado à imprensa que “essas diferenças foram vistas apenas como médias para um número muito grande de pessoas e nem todos os canhotos serão semelhantes“. Ou seja, escrever com a mão esquerda não é garantia de se tornar o novo Shakespeare, ok?

Ela destaca ainda que, para uma conclusão mais apurada, são necessários testes de habilidades verbais em pessoas com ambas lateralidades cerebrais, a fim de comparar os resultados obtidos.

Publicidade

Foto em destaque: Samuel Zeller


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Planta amazônica que pode agir contra tumor está sendo estudada por cientistas brasileiros