Futuro

Com mais de 12 mil vagas, conheça o maior estacionamento de bike do mundo

por: Gabriela Glette

A bicicleta está tão inserida na cultura holandesa que, pesquisas mostram que cada habitante do país tenha pelo menos uma, o equivalente a cerca de 16.5 milhões de bikes circulando pelas ruas. E para fazer jus ao país da bike, a cidade de Utrecht possui o maior estacionamento de bicicletas do mundo, com capacidade para 12.500 vagas. Localizado na Praça Central, ele tem mais de 21 mil metros quadrados, é subterrâneo, possui 3 andares e fica aberto 24h.

estacionamento-de-bike holanda 8

O estabelecimento ainda possui um sistema digital para ajudar o cidadão a encontrar vagas livres e ligação com trens e ônibus. Gratuito nas primeiras 24 horas, este lugar é a prova de que a Holanda é, definitivamente, um país na frente do tempo (ou seria mais certo afirmar que somos nós que estamos atrasados?).

estacionamento-de-bike holanda 2

Inaugurado em 2017 com 6 mil vagas, em apenas 2 anos a prefeitura da cidade dobrou a capacidade do estacionamento e pretende alcançar o recorde de 22 mil, até 2020. Sendo a 4º cidade mais populosa do país, Utrecht é uma cidade universitária e repleta de jovens que lutam para encontrar uma vaga para sua bicicleta. Ao contrário do Brasil, a difculdade na Holanda não é achar uma vaga para o carro.

estacionamento-de-bike holanda 4

Segundo dados do “Escritório de Planejamento Cultural Social”, os holandeses percorrem cerca de 15 bilhões de quilômetros por ano, o que significa que as bicicletas são usadas por mais de um quarto das viagens feitas no país.

A cultura da bicicleta

O uso de bicicletas tem sido incentivado no pais desde os anos 1970, quando o governo começou a incentivar o seu uso, criando muitas ciclovias, estacionamentos e estabelecendo regras e ruas, adequadas a esta necessidade.

estacionamento-de-bike holanda 5

Para proteger os ciclistas, que costumam levar portadas quando um motorista abre a porta do carro sem olhar, o país criou uma regra bem simples: agora os motoristas são obrigados a abrir a porta do carro com a mão direita. Com isso, ele tem que, quase que obrigatoriamente, olhar para trás antes de desembarcar do carro.

estacionamento-de-bike holanda 6

estacionamento-de-bike holanda 7

estacionamento-de-bike holanda 9

estacionamento-de-bike holanda 11

estacionamento-de-bike holanda 12

 

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Em 2019 vinil vai vender mais que CD pela primeira vez desde 1986