Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com as queimadas e a falta de políticas públicas eficientes, em apenas um ano o desmatamento da Amazônia aumentou 278%. Somente no Pará já são mais de 557 mil hectares de áreas desmatadas e degradadas, porém a solução pode estar mais próxima do que imaginamos. O cacau tem o potencial de recuperar toda esta área – que equivale a 750 mil campos de futebol. Iso porque, quando sua plantação está inserida no que conhecemos como Sistema Agroflorestal (SAF), o plantio favorece a produção de amêndoas de cacau de qualidade e ao mesmo tempo preservam os mananciais, favorecendo o aumento da produção de água.
Este sistema ecológico de cultivo agroflorestal baseia-se na substituição de estratos florestais por uma cultura de interesse econômico, implantada de forma descontínua e circundada por vegetação natural, não prejudicando as relações ecológicas com os sistemas de florestas remanescentes. Ou seja, é um sistema agrossilvicultural sustentável, que tem garantido a conservação de remanescentes florestais. Em outras palavras, a cacauicultura não precisa derrubar árvores, pois o cultivo do cacau alia a produção do fruto com a existência de outras árvores frutíferas e espécies da região amazônica.
Por ser uma planta natural da Amazônia, o cacau está totalmente adaptado ao clima, à região e à vida com as outras espécies de plantas e insetos. Esses sistemas agroflorestais ainda formam zonas de microclimas com temperaturas mais amenas e garantem maior rentabilidade para as famílias do que a pecuária. De acordo com estudos de viabilidade financeira divulgados pela maior ONG de conservação mundial – The Nature Conservancy TNC, em aproximadamente cinco anos, um pasto ruim começará a gerar retorno financeiro, enquanto que o cacau apenas em dois anos e meio.
Hoje a agricultura familiar é responsável por aproximadamente 35% do desmatamento de áreas no Pará, que são voltadas para a criação de pasto para gado, entretanto ainda falta conhecimento e incentivo para que o homem do campo consiga produzir de maneira sustentável, por isso o trabalho de organizações como esta se faz mais do que nunca necessário.
E, a crise ambiental na Amazônia acentua ainda mais a necessidade de investimento neste projeto. Um processo natural da cadeia produtiva e um fruto que existe em abundância no Brasil. Menos carne, mais chocolate!
Publicidade
O que você é capaz de fazer com um litro d’água? Abastecer uma moto numa torneira e pilotar sem agredir o meio...
Apesar dos leões que eventualmente circulam pelo Parque Nacional de Tsavo-Leste, no Quênia, por lá o rei dos animais...
Cada vez mais as pessoas no mundo todo estão investindo na construção de casas sustentáveis utilizando materiais...
A Mata Atlântica é o habitat natural do mico-leão-dourado. O pequeno macaco com pêlos avermelhados é considerado...
No último dia 3 de maio, a Polícia Federal de São Paulo saiu às ruas para cumprir mandados de busca e apreensão....
O mar não está para humanos. Foi a certeza de cinco pessoas a bordo de um barco que trombou com uma baleia, em Rhode...
O rio Hualai, na China, é aparentemente o rio mais estreito do mundo, medindo apenas algumas dezenas de centímetros...
A expedição científica do Instituto Alfred-Wegener, a maior já realizada no Polo Norte, retornou para a Alemanha...
No mês passado nós falamos aqui sobre a possibilidade de que a Prefeitura de São Paulo pague um auxílio a quem vai...