Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Com as queimadas e a falta de políticas públicas eficientes, em apenas um ano o desmatamento da Amazônia aumentou 278%. Somente no Pará já são mais de 557 mil hectares de áreas desmatadas e degradadas, porém a solução pode estar mais próxima do que imaginamos. O cacau tem o potencial de recuperar toda esta área – que equivale a 750 mil campos de futebol. Iso porque, quando sua plantação está inserida no que conhecemos como Sistema Agroflorestal (SAF), o plantio favorece a produção de amêndoas de cacau de qualidade e ao mesmo tempo preservam os mananciais, favorecendo o aumento da produção de água.
Este sistema ecológico de cultivo agroflorestal baseia-se na substituição de estratos florestais por uma cultura de interesse econômico, implantada de forma descontínua e circundada por vegetação natural, não prejudicando as relações ecológicas com os sistemas de florestas remanescentes. Ou seja, é um sistema agrossilvicultural sustentável, que tem garantido a conservação de remanescentes florestais. Em outras palavras, a cacauicultura não precisa derrubar árvores, pois o cultivo do cacau alia a produção do fruto com a existência de outras árvores frutíferas e espécies da região amazônica.
Por ser uma planta natural da Amazônia, o cacau está totalmente adaptado ao clima, à região e à vida com as outras espécies de plantas e insetos. Esses sistemas agroflorestais ainda formam zonas de microclimas com temperaturas mais amenas e garantem maior rentabilidade para as famílias do que a pecuária. De acordo com estudos de viabilidade financeira divulgados pela maior ONG de conservação mundial – The Nature Conservancy TNC, em aproximadamente cinco anos, um pasto ruim começará a gerar retorno financeiro, enquanto que o cacau apenas em dois anos e meio.
Hoje a agricultura familiar é responsável por aproximadamente 35% do desmatamento de áreas no Pará, que são voltadas para a criação de pasto para gado, entretanto ainda falta conhecimento e incentivo para que o homem do campo consiga produzir de maneira sustentável, por isso o trabalho de organizações como esta se faz mais do que nunca necessário.
E, a crise ambiental na Amazônia acentua ainda mais a necessidade de investimento neste projeto. Um processo natural da cadeia produtiva e um fruto que existe em abundância no Brasil. Menos carne, mais chocolate!
Publicidade
Luisa Mell entrou para o time de estrelas apoiadoras do Veganuary, um desafio anual que estimula as pessoas entenderem...
Os nomes da família Kunz parecem uma versão gaúcha do livro Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Márquez. Ao...
Mais uma boa notícia para os ciclistas curitibanos. Depois de testar um piso de ciclovia que gera energia, a cidade...
Um golfinho do tipo Toninha, uma das espécies mais ameaçadas de extinção, ao ser capturado na China para ter sua...
Durante o 8º Fórum Mundial da Água, que ocorreu em Brasília em 21 de março, foi anunciado que o Brasil acaba de...
“Não existe salvação para a terra se a gente não parar de consumir de forma inconsciente!”. Assim começa o...
Em breve, as famosas eurotrips, viagens feitas pelas principais cidades da Europa, vão ganhar um novo meio de...
Albert Einstein dizia que, o dia em que as abelhas desaparecerem, a humanidade apenas conseguiria sobreviver durante...
Uma onça-parda foi avistada na reserva ambiental particular Legado Verdes do Cerrado, em Niquelândia, no interior do...