Sustentabilidade

Como o chocolate pode ajudar a recuperar florestas brasileiras desmatadas

por: Gabriela Glette

Com as queimadas e a falta de políticas públicas eficientes, em apenas um ano o desmatamento da Amazônia aumentou 278%. Somente no Pará já são mais de 557 mil hectares de áreas desmatadas e degradadas, porém a solução pode estar mais próxima do que imaginamos. O cacau tem o potencial de recuperar toda esta área – que equivale a 750 mil campos de futebol. Iso porque, quando sua plantação está inserida no que conhecemos como Sistema Agroflorestal (SAF), o plantio favorece a produção de amêndoas de cacau de qualidade e ao mesmo tempo preservam os mananciais, favorecendo o aumento da produção de água.

chocolate preservar amazônia 1

Este sistema ecológico de cultivo agroflorestal baseia-se na substituição de estratos florestais por uma cultura de interesse econômico, implantada de forma descontínua e circundada por vegetação natural, não prejudicando as relações ecológicas com os sistemas de florestas remanescentes. Ou seja, é um sistema agrossilvicultural sustentável, que tem garantido a conservação de remanescentes florestais. Em outras palavras, a cacauicultura não precisa derrubar árvores, pois o cultivo do cacau alia a produção do fruto com a existência de outras árvores frutíferas e espécies da região amazônica.

chocolate preservar amazônia 2

Por ser uma planta natural da Amazônia, o cacau está totalmente adaptado ao clima, à região e à vida com as outras espécies de plantas e insetos. Esses sistemas agroflorestais ainda formam zonas de microclimas com temperaturas mais amenas e garantem maior rentabilidade para as famílias do que a pecuária. De acordo com estudos de viabilidade financeira divulgados pela maior ONG de conservação mundial – The Nature Conservancy TNC, em aproximadamente cinco anos, um pasto ruim começará a gerar retorno financeiro, enquanto que o cacau apenas em dois anos e meio.

chocolate preservar amazônia 5

Desafios

Hoje a agricultura familiar é responsável por aproximadamente 35% do desmatamento de áreas no Pará, que são voltadas para a criação de pasto para gado, entretanto ainda falta conhecimento e incentivo para que o homem do campo consiga produzir de maneira sustentável, por isso o trabalho de organizações como esta se faz mais do que nunca necessário.

chocolate preservar amazônia 4

E, a crise ambiental na Amazônia acentua ainda mais a necessidade de investimento neste projeto. Um processo natural da cadeia produtiva e um fruto que existe em abundância no Brasil. Menos carne, mais chocolate!

chocolate preservar amazônia 3

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Arsenal faz história no futebol ao se unir ao programa de ações climáticas da ONU