Debate

Criador de raça que mistura poodle com labrador está arrependido: ‘Doido, Frankenstein!’

por: Vitor Paiva

No fim da década de 1980 o australiano Wally Conron, a fim de atender a um pedido de um casal que precisava de um cão-guia que não tivesse pelo longo, criou algo que se tornaria uma tendência mundial: a mistura de raças entre cães a fim de combinar características diferentes – o chamado “design” de raças. Conron criou o Labradoodle, uma mistura de labrador com poodle que se tornaria uma das mais amadas e adotadas raças do mundo. Hoje com 90 anos, o criador diz, para supresa de todos que consideram o animal simplesmente “fofo”, que sua criação é a coisa de que mais se arrepende na vida.

A afirmação de Conron revela um segredo sombrio por trás da fofura dos cães – e de todas as outras raças misturadas: a mistura despropositada de tipos diferentes de cães torna os animais propensos a uma série de doenças genéticas, físicas e mentais. “Eu abri a caixa de Pandora. Libertei um Frankenstein”, disse Conron. Sua maior angústia é, além do sofrimento do próprio animal – uma das raças mais amadas principalmente na Inglaterra e nos EUA – o fato da mistura desregrada ter se tornado uma tendência.

“Profissionais inescrupulosos estão cruzando poodles com raças inapropriadas simplesmente para dizerem que foram as primeiras a fazer isso”, afirmou, em entrevista. “As pessoas estão virando criadoras por dinheiro”, concluiu, dizendo que a maioria dos labradoodles é “doida”.

A ciência corrobora a afirmação de Conron de que a mistura inapropriada provoca males profundos aos pobres animais – mesmo outras raças ditas “puras” também apresentam problemas de saúde. Os donos dos animais, porém, discordam da posição, e afirmam se tratar de companheiros perfeitos, especialmente para quem tem alergia a pelos longos. Seja como for, trata-se de um debate fundamental, para colocarmos a saúde e o bem-estar dos animais acima de nossos mero prazer pessoal.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ana Maria Braga confirma diagnóstico de câncer do pulmão