Debate

Crivella quer censurar HQ dos Vingadores para ‘proteger as crianças’

por: Redação Hypeness

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella, se deu ao trabalho de gravar um vídeo nas redes sociais exigindo que um livros dos ‘Vingadores’ seja retirado da ‘Bienal Internacional do Livro’. 

– Problemas do Rio acabaram: Crivella anuncia mutirão de cirurgia estética para orelhas de abano

O administrador da cidade que registrou mais de 1,5 mil homicídios em 2018, argumenta que a obra ‘Vingadores, a cruzada das crianças’ traz “conteúdo sexual para menores” e que com a medida a prefeitura pretende “proteger as crianças”. 

Marcelo Crivella, prefeito do Rio de Janeiro

“Livros assim precisam estar embalados em plástico preto, lacrado, e, do lado de fora, avisando o conteúdo”, disse ele em vídeo postado na rede social. “Não é correto que elas tenham acesso precoce a assuntos que não estão de acordo com suas idades”, declarou no vídeo publicado no Twitter. 

O prefeito do Rio de Janeiro se incomodou com a relação amorosa entre Wiccano e Hulkling, que são namorados na obra escrita por Allan Heinberg e desenhada por Jim Cheung. 

Espantada com a tentativa de censura do mandatário carioca, a ‘Bienal’ disse em nota que não irá recolher os livros. O evento de fomento à leitura sublinhou a importância da pluralidade e painéis de debate sobre a literatura trans e LGBTQA+. 

“A Bienal Internacional do Livro Rio, consagrada como o maior evento literário do país, dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá três painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+. A direção do festival entende que, caso um visitante adquira uma obra que não o agrade, ele tem todo o direito de solicitar a troca do produto, como prevê o Código de Defesa do Consumidor”. 

Crivella quer censurar livro dos ‘Vingadores’

Parece que nem assim a prefeitura do Rio de Janeiro se sensibilizou. A administração da ‘Bienal’ relatou ameaças de fechamento do evento por parte da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop). 

“A Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) notificou, na tarde desta quinta-feira, dia 5, a organização da Bienal do Livro a adequar as obras expostas na feira aos artigos 74 a 80 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), que preveem lacre e a devida advertência de classificação indicativa de conteúdo em publicações com cenas impróprias a crianças e adolescentes. Em caso de descumprimento, o material sem o aviso será apreendido e o evento poderá ainda ter a licença cassada”, relatou a secretaria ao UOL. 

E o Rio?

Você está cansado de saber sobre a fama e beleza do Rio de Janeiro, como também não aguenta mais ler notícias de mortes de inocentes por bala perdida ou a prisão de ex-governadores do estado fluminense. 

A gestão de Marcelo Crivella acumula falhas de investimento em diferentes áreas, como na prevenção contra enchentes. No início de 2019, o Rio de Janeiro sofreu com fortes chuvas que levaram a vida de ao menos seis pessoas. 

Por falta de investimento, enchentes tiraram no Rio

O jornal Folha de São Paulo mostrou que Marcelo Crivella investiu apenas 22% da verba contra enchentes. Saúde e educação também sofreram cortes. Como noticia o jornal O Globo, o prefeito minou verba do carnaval, mas não investiu o dinheiro como prometido. 

A calamidade da saúde pública carioca salta aos olhos. Os investimentos em infraestrutura de saúde recuaram 60% em quatro anos. O cenário não é nada animador na educação, que sofreu cortes gigantescos. Em 2019, a previsão é que a pasta tenha apenas R$ 24 milhões para melhorar o ensino. 

Trocando em miúdos, o prefeito que persegue o carnaval e agora quer censurar histórias em quadrinhos investe pouco em áreas vitais para o desenvolvimento da população de uma cidade que sofre com más administrações seguidas. 

Aliás, quem mandou matar Marielle Franco?

Antídoto 

Censura se responde com liberdade e foi isso que os frequentadores da ‘Bienal’ fizeram. A tentativa de Crivella de retirar as publicações naufragou. Todos os exemplares de ‘Vingadores, a cruzada das crianças’ se esgotaram em cerca de meia hora na manhã desta sexta-feira (6).

Publicidade

Fotos: foto 1: EBC/foto 2: Reprodução/foto 3: EBC


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
O ‘hambúrguer de laboratório’ tem inúmeros problemas e precisamos falar sobre isso