Empreendedorismo

Empreendedores brasileiros criam transporte sustentável para garrafas

por: Redação Hypeness

O plástico é um dos maiores inimigos atuais do planeta, e um veneno para a saúde dos oceanos e de toda a vida que habita que nos mares, além de um poluente para a vida humana. Por se tratar de um material insolúvel, que leva milhares de anos para desaparecer na natureza, abandonar o uso do plástico é, portanto, urgente. Se hoje tal mudança muitas vezes soa impossível, vale lembrar que o plástico é uma invenção do século 20, que se popularizou concretamente na passagem da primeira para a segunda metade do século passado – a humanidade, portanto, viveu grande parte de sua história sem o plástico, e muito bem, obrigado.

Nesse cenário, o mal plástico se sustenta em nossos menores hábitos, como por exemplo, as embalagens e o transporte de garrafas. Tartarugas morrem por confundirem os anéis plásticos para transporte de latas e garrafas despejados nos oceanos com algas, alimento importante para os animais. O empreendedor Carlos Costa e sua esposa Telma Costa decidiram oferecer suas boas ideias para ajudar nessa causa fundamental por uma provocação de sua filha, que pediu que desenvolvessem algo que ajudasse o meio ambiente. O desejo de criar algo que reduzisse o consumo e o desperdício de plástico no mundo passou a rondar a cabeça deles, até que avistaram uma cena em um supermercado que acendeu uma lâmpada sobre suas cabeças, e lhes trouxe uma ideia transformadora.

A cena era de um senhor, utilizando uma caixa de papelão, carregando somente duas garrafas pet e três garrafas de cerveja. Assim nasceu o Translong Pet, um suporte feito a partir de material totalmente reciclado que, de forma simples e funcional, pode substituir completamente as embalagens suplementares para o transporte de garrafas de todo tipo. 

O Translong é feito a partir de tampinhas de garrafa pet, e precisa de somente 45 tampinhas para fabricar uma peça. Pesando somente 90 gramas, cada peça criada por Carlos em parceria com sua esposa Telma é capaz de carregar até 13 quilos, de garrafas de 600 ml até 3 litros – de água, refrigerante, cerveja ou qualquer outro líquido.

 

 

 

Por se tratar de uma peça reutilizável por muito tempo, a ideia de Telma e Carlos é que as pessoas levem a peça às compras, para carregar as garrafas para casa de forma fácil, confortável e ecologicamente correta. Assim, a Translong se junta às sacolas de papel ou de lona para justamente servir como as ferramentas da mudança de hábitos tão importante para o futuro do planeta – e, com isso, evidentemente do nosso futuro.

São ideias simples que precisam ser combinadas para que possamos mudar esses mínimos hábitos em nome de uma vida melhor e de um futuro possível – e foi essa engenhosa criação que Carlos e Telma levaram para o Shark Tank Brasil, já que ajudar a reduzir a poluição dos mares é tema fundamental para os Tubarões. No palco do programa, a ideia foi testada na prática, a fim de atrair os investidores a participarem da Translong para espalhar a peça pelas casas brasileiras: Caito em pessoa carregou seis garrafas de cerveja com facilidade.

O potencial da peça é imenso: a Translong pode se transformar em embalagem fixa para grandes empresas, em brinde ou em uma peça importante vendida para o consumidor, reduzindo o consumo de plástico e ainda reciclando outros plásticos que seriam despejados e transformados em mais uma parte das infinitas montanhas poluentes que flutuam pelos mares e envenenam nossas águas e solos no mundo todo. 

Foi por essa importante causa que Camila Farani decidiu investir na boa iniciativa de Carlos e Telma e se tornar sócia da empresa. O Shark Tank Brasil vai ao ar no Sony Channel às sextas-feiras, às 22h, com reprise às terças, 22h. 

Abrir o próprio negócio e empreender no Brasil é uma roleta russa de emoções que não é reservada somente para quem está começando. Mas uma coisa é certa: pessoas apaixonadas sempre fazem a diferença.

Negociar com tubarões e mudar vidas: é aí que o Shark Tank Brasil entra, garantindo para os novos empreendedores brasileiros uma chance de decolar com o próprio negócio.

Este conteúdo é um oferecimento do Shark Tank Brasil em parceria com o Hypeness, porque todos merecem a chance de fazer sucesso trabalhando com o que amam.

Publicidade

Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Fish and chips: lanchonete traz delicioso prato típico inglês para o Brasil