Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Certamente você já ouviu falar no termo “obsolescência programada”, que basicamente consiste em produzir equipamentos com vida útil programada, para que assim o consumidor seja obrigado a comprar um novo de tempos em tempos. No entanto, entre todos os efeitos nocivos que esta prática pode causar, o mais preocupante é a questão ambiental, já que não sabemos mais o que fazer com a quantidade imensurável de lixo eletrônico existente no mundo. Contra isso, uma empresa familiar peruana desenvolveu um modelo de notebook de madeira, que pode durar para sempre.
O Wawalaptop é um computador de placa única, produzido por uma família especialista em computação e marketing. O objetivo é tentar levar tecnologia nova e acessível para as áreas mais remotas do Peru. O notebook é leve e mede apenas 25,65 cm, mas o melhor de tudo é que ele também é acessível e custa apenas 235 dólares, muito abaixo do valor do mercado.
O Wawalaptop original foi lançado em 2015, mas a versão 2.0 possui um revestimento reciclável de fibra de média densidade e já vem com a instalação do sistema operacional Linux gratuito. Inovador em todos os sentidos, ele suporta carregamento regular e solar, mas sua característica mais impressionante é a facilidade com que pode ser desmontado.
Javier Carrasco – gerente de tecnologia da Wawalaptop , explica que isso é intencional, justamente para incentivar os usuários a explorar e mexer nos componentes eletrônicos, permitindo que eles atualizem quando acharem necessário. Em vez de jogar fora o dispositivo, eles podem simplesmente substituir sua placa obsoleta e, assim, usar o mesmo dispositivo por 15 anos ou mais.
A família ainda não tem planos de lançar seu laptop de madeira fora do Peru, mas uma coisa podemos afirmar: este computador é muito mais do que tecnológico. Ele é uma verdadeira resistência ao ultrapassado conceito de obsolescência programada!
Você já parou para pensar que não faz sentido um eletrônico que compramos e pagamos caro parar de funcionar de repente? Saiba que isto está programado e é uma decisão dos fabricantes, que trabalham com a nocão de lucro máximo e nos obrigam a trocar de carro, geladeira e smartphone de tempos em tempos.
O conceito surgiu lá na década de 1930, durante a Grande Depressão, e visava incentivar um modelo de mercado baseado na produção em série e no consumo, a fim de recuperar a economia dos países naquele período. Quase um século depois, ela está mais presente do que nunca em nossas vidas. Infelizmente!
Publicidade
Um vírus poderosíssimo foi descoberto pelos pesquisadores de segurança do Kaspersky. Ele ataca smartphones do...
Trabalhar de home office pode ser uma rotina ainda mais longa do que se imagina, por isso, comprar bons eletrônicos é...
Em julho deste ano, o Partido Comunista Chinês celebrou seu aniversário de 100 anos com uma parada civil e militar...
Um novo recurso da Alexa permitirá que a assistente virtual da Amazon fale utilizando a voz de qualquer pessoa,...
Com 135 estupros por dia no Brasil, qualquer maneira de prevenir a agressão sexual é sempre bem-vinda. E os...
O movimento hippie pode ter tido um papel fundamental na criação de empresas como Apple, Microsoft e muitas das...
Garrafas de vinho não são os objetos mais práticos de ser transportados. O vidro e o design arredondado não permite...
Mais de 2 milhões de pessoas foram contaminadas pelo coronavírus nos Estados Unidos, o que obrigou o país a fechar...
Em Santa Catarina, os deputados estaduais Marcius Machado e Nilson Berlanda, apresentaram projeto de lei para proibir...