Viagem

Entrando em falência, companhia aérea francesa deixa brasileiros sem passagem

por: Redação Hypeness

O pedido de recuperação judicial da companhia aérea francesa Aigle Azur deixou dezenas de brasileiros na mão. A empresa suspendeu todos os voos para o aeroporto de Viracopos, em Campinas, além da venda de passagens a partir de 10 de setembro. 

– Latam passa a oferecer petiscos grátis após queda por venda de comida

Com viagens marcadas e bilhetes pagos, os clientes foram pegos de surpresa e reclamam da falta de assistência. Eles dizem que não foram ressarcidos até o momento. 

“Está cheio de gente na frente, mas está tudo fechado. Nos telefones, ninguém atende, nem em francês, nem inglês, nem em português”, declarou à agência RFI a brasileira Thaís Diniz Oliveira, que esteve em uma loja da Aigle Azur em Paris. 

Aeronave da Aigle Azur, companhia está perto de falência

A comemoração do aniversário de 26 anos da engenheira brasileira Mariela Mariana está ameaçada. Ela soube 48 horas antes que não poderia ir ao Brasil pela companhia aérea. Ao menos que pague mais que o dobro dos 1,8 mil reais gastos com a Aigle Azur. “Está um caos”, disse. 

A Aigle Azur é uma das mais antigas empresas aéreas da França e foi fundada em 1946. Em 2018, acumulou mais de 300 milhões de euros com o transporte de dois milhões de passageiros. 

O flerte com a falência se deu com a aposta no sistema low-cost, inclusive em voos longos como para o Brasil. A Justiça francesa deu até segunda-feira (9) para a empresa arrumar um comprador e evitar o fechamento das portas. 

Efeito Avianca 

Quem também não anda bem das pernas é a Avianca, que está em recuperação judicial desde dezembro de 2018 e teve as atividades suspensas em maio passado. 

Apenas no segundo trimestre, a empresa contabilizou prejuízo de R$ 144,6 milhões. Em operação desde 2002, a companhia era dona da quarta maior frota do mercado, segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A Avianca respondia por 10,6% do mercado de passageiros. 

Publicidade

Foto: Fabrizio Gandolfo/SOPA Images/LightRocket via Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Kaitenzushis: os tecnológicos sushis de esteira express feitos por robôs no Japão