Inovação

Escola baiana há mais de 20 anos usa meditação para melhorar concentração de alunos

por: Vitor Paiva

A função ideal de uma escola vai muito além de simplesmente fazer o aluno decorar noções técnicas em temas gerais ou instruir o aluno a ser aprovado no vestibular – ela deve preparar o aluno para a vida por vir e aprimorar aquilo que a criança ou o jovem já vivem. Ou assim deveria ser, e uma escola na Bahia há 20 anos escolheu utilizar a meditação como prática de autoconhecimento, resgate de valores humanos, tolerância e melhoria na concentração dos seus alunos.

Na Ananda Escola e Centro de Estudo, a meditação é uma prática diária, no início de cada turno, tanto nas educações infantis e fundamentais como no ensino médio. Saem de cena, portanto, a correria, a gritaria e o barulho típicos do início de um turno em uma escola, e o que se vê é silêncio, tranquilidade e relaxamento em um grande mergulho interior coletivo – aparelhos eletrônicos são estritamente proibidos nos momentos de meditação. Cada sessão dura 30 minutos, e se complementam com outros exercícios de conectividade, com procura por reflexão, concentração, percepção, contemplação e até alongamento.

Localizada em Itapuã, a escola desde sua fundação, há mais de 20 anos tornou-se pioneira no uso de meditação em ambiente escolar na Bahia. Muitos alunos começaram a prática em sala de aula na primeira infância, e a levaram para o resto da vida – incluindo a própria família em práticas que mudaram a dinâmica não só do ensino, mas da casa e da própria vida dos alunos. O resultado é comprovado: a partir da prática, alunos se concentram melhor, conseguem focar nos estudos, apreendem com mais facilidade o conteúdo das aulas, e se tornam pessoas mais atentas, pacientes e conscientes de si e do outro.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Homem cego cria bastão que usa Google Maps e sensores para guiá-lo