Cobertura Hypeness

Excitante, social e democrático: fomos a Barcelona para o maior torneio de Poker da Europa

por: Rafael Rosa

Ainda que simples em suas regras e seu funcionamento, o Poker é um dos jogos mais complexos e refinados já inventados – não por acaso, é também um dos hobbies mais comuns e amados em todo o mundo. Enquanto a vasta maioria de nós, porém, pratica por simples diversão (quem nunca apostou feijões em uma jogatina despretensiosa de final de semana?) ou arrisca uns poucos tostões entre amigos, há quem que transforme esse passatempo em profissão – e então a brincadeira vira papo sério: um papo de milhões de reais. Se a internet permitiu que amante do poker pelo mundo todo se tornassem profissionais, é nos campeonatos presenciais que os maiores jogadores do planeta se encontram – para disputarem prêmios realmente milionários. 

O Hypeness viajou até Barcelona para cobrir o PokerStars

No Limit Hold’em Championship que, em seu evento principal, pagou o maior prêmio da história do European Poker Tour (EPT).

Rafael Rosa, o Rafu, diante da orla de Barcelona

O evento aconteceu entre os dias 20 de agosto e 01 de setembro, no Casino Barcelona, anexo ao Hotel Arts, e ofereceu festas, produtos diversos, mesas beneficentes e, é claro, muita jogatina – desde os níveis regionais, como o Campeonato España de Poker, passando por disputas Senior, até o evento principal, com entradas que custam de 5 a 50 mil euros. E se em qualquer mesa o poker pode ser um jogo tenso e extremamente disputado, em um torneio como esse a energia vai às alturas, com momentos que chegam a superar os 1000 jogadores disputando ao mesmo tempo.

O salão lotado de jogadores durante o torneio

A loja de lembranças com produtos PokerStars

Não basta, portanto, saber jogar para se tornar um profissional: é preciso dispor de muita energia, resistência e capacidade de superação. Para chegar, por exemplo, à final no evento principal, os jogadores atravessam verdadeiras maratonas, durante uma semana inteira, jogando até 12 horas por dia em mesas que podem chegar até 9 jogadores.

Rafu também apostou suas fichas

Para essa etapa da EPT Barcelona, mais de 2 mil pessoas se inscreveram, com uma arrecadação que superou 10 milhões de euros.  Em um evento desse porte os maiores nomes do poker mundial se fazem presentes – inclusive brasileiros. O Hypeness conversou com o paulistano André Akkari, um dos principais representante do Brasil em torneios internacionais – que começou a jogar enquanto trabalhava com uma empresa de softwares, contratado para desenvolver um e-commerce para um site de poker. Depois de muito estudo, André se tornou referência em mesas virtuais (ganhando mais de 500 mil dólares em prêmios) até migrar para os jogos ao vivo, onde também se destaca entre os maiores do mundo.

André Akkari e Rafu

Para André, toda essa tensão ao redor de uma mesa de poker funciona como uma bela metáfora da vida – onde a lógica pode nos ajudar a resolver grandes problemas, deixando um pouco as emoções de lado, afiando nossa capacidade de raciocínio e concentração. “Poker não só é um esporte excitante, social democrático, como traz muitas correlações com a vida normal, com o mundo dos negócios, das relações. Ele ensina muita coisa, e depois de ter essa experiência você fica mais feliz de ter o poker como hobby ou como profissão”, contou. “O Poker é um jogo de lógica. Você precisa encontrar uma lógica de solução dos problemas. O poker me fez entender que todas as decisões que você toma na vida tem um efeito de longo prazo”, explica. As decisões e tais soluções, porém, são ensinadas no poker do jeito mais duro, como lembra André: quando o erro acontece, o resultado é perder dinheiro.

“It’s time!”: o locutor do torneio é Bruce Buffer, o lendário locutor do UFC

Outra conversa importante que o Hypeness realizou no torneio foi com a holandesa Fatima Moreira de Melo. Filha de um pai português e uma mãe holandesa, a intensidade das disputas corre no sangue de Fatima desde sempre: antes de entrar para o mundo do poker, ela foi por três vezes medalhista olímpica – um ouro, uma prata e um bronze – e campeã mundial de Hockey. Hoje Fatima é também um nome de destaque nos torneios de poker, tendo arrecadado mais de 550 mil dólares em prêmios em um universo predominantemente masculino.

Fatima Moreira de Melo sendo entrevistada por Rafu

 Segundo Fatima, a presença feminina nas mesas não passa de 3%, mas o poker pode também oferecer emancipação e afirmação para as mulheres. Para ela, ser mulher é uma vantagem, pois “as mulheres pensam antes de agir” e, em cima do que ela sugere como a dificuldade masculina em ler o jeito de uma mulher pensar, sua estratégia se torna ainda mais cifrada e, assim, funcional. As duas entrevistas podem ser assistidas nos destaques dos stories do Hypeness no Instagram.

Ao fim, no evento principal, a edição que mais arrecadou na história do torneio também pagou o maior prêmio: ao se sagrar campeão do EPT Barcelona 2019, o sueco Simon Brandstrom levou pra casa 1.290.166 euros – quase 6 milhões de reais. 

A concentração do campeão Simon Brandstrom durante a final

O segundo colocado, o húngaro Marton Czuczor, não ficou muito atrás, com um prêmio de 1.253.234 euros – mais de 5 milhões e 700 mil reais. Em quarto lugar no torneio principal, o brasileiro Diego Falcone levou 436.760 euros – mais de 2 milhões de reais. 

Simon celebrando o título – e os milhões de euros

E ano que vem tem mais: durante o evento, foi anunciado que Barcelona irá receber novamente o EPT Barcelona para possivelmente mais um recorde de arrecadação e prêmio – e, quem sabe, mais uma visita do Hypeness ao torneio.

O troféu do torneio

Publicidade

© fotos: Rafael Rosa/divulgação


Rafael Rosa
Sócio/Diretor do Hypeness, criativo, publicitário e empreendedor. Acumulou mais de 10 anos de profissão na área de criação e como diretor de arte. Lidera o time Hypeness com foco em novos projetos editoriais e de branded content.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Companhia aérea cria ferramenta polêmica que permite escolher assentos longe de bebês