Debate

Famoso canal infantil do YouTube é acusado de enganar crianças com anúncios subliminares

por: Redação Hypeness

O que pareciam vídeos inocentes de um criança de 7 anos está na mira do Federal Trade Commission (agência de regulamentação do comércio dos EUA) e da Consumer Watchdog – organização de direitos do consumidor. 

– Com 7 anos, youtuber mais bem pago do mundo fatura R$ 84 milhões

Com mais de 20 milhões de inscritos no YouTube, o canal Ryan ToysReview é acusado de enganar crianças em idade pré-escolar com anúncios exibidos sem que elas saibam. 

O youtuber Ryan é acusado de fazer propaganda em seus vídeos

De acordo com a reportagem do BuzzFeed News, o canal é administrado pelos pais de Ryan, que começaram com filmagens do filho abrindo caixas com brinquedos, o ‘unboxing’. 

Virou uma sensação. Os vídeos, pasmem, foram assistidos mais de 31 bilhões de vezes. O garoto tem de tudo, escova de dente com seu rosto, brinquedos, é uma verdadeira empresa. 

Para o Truth in Advertising, Ryan e seus pais estão “enganando milhões de crianças diariamente” com conteúdo publicitário travestido de espontâneo. A mãe de Ryan, Shion, disse ao BuzzFeed que segue todos os critérios exigidos pelo YouTube “juntamente com todas as leis e regulamentações vigentes, incluindo os requisitos de divulgação de publicidade”. 

– Os youtubers podem estimular sedentarismo e hábitos alimentares ruins para crianças?

A afirmação da família não condiz um levantamento feito desde janeiro. A pesquisa mostra que 92% dos vídeos publicados até 31 de julho continham ao menos um produto recomendado para crianças menores de 5 anos ou propagandas de um programa para crianças em idade pré-escolar exibido na Nickelodeon e comandado pelas irmãs mais novas de Ryan. 

A lei federal norte-americana é direta ao determinar que a divulgação de anúncios publicitários seja “clara e perceptível” e que os “consumidores possam processar e entender” o que é exibido. O FTC pode limitar os métodos utilizados pelo canal RyanToysReview para monetizar e ganhar dinheiro com crianças. 

Publicidade

Foto: Reprodução/Instagram


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Novo tiroteio em escola no Brasil reforça urgência de debate sobre saúde mental