Fotografia

Flying Cholitas: a série de fotos que homenageia a luta das mulheres bolivianas

por: Gabriela Glette

Hoje símbolo nacional do país, as cholas ou cholitas são as mulheres indígenas ou mestiças bolivianas, que sempre tiveram uma história de luta e ativismo. Porém, se hoje elas são valorizadase tidas como um dos principais símbolos de representação cultural da Bolívia, nem sempre foi assim. E, para homenagear estas lutadoras, o fotógrafo Todd Antony, em recente viagem ao país, criou a maravilhosa série The Flying Cholitas.

flying-cholitas-1

Destacando suas roupas coloridas, o fotógrafo reconhece o grupo de mulheres que encarnou lutas, muito mais do que simbólicas. Durante muito tempo Chola ou Cholita foi um termo negativo, que se usava para denominar as mulheres que iam trabalhar no país. Sendo que muitas delas eram de grupos aimaras ou quechuas, quem as obrigou a usar este tipo de indumentária foi o próprio sistema colonial. Proibidas de vestir as roupas tradicionais dos andes, as cholitas precisavem ser marcadas como uma espécie de subcultura.

flying-cholitas-2

Cada foto voadora de Antony nos apresenta a força única destas mulheres: A Cholitas há muito tempo tem um histórico de ativismo, liderando vários movimentos políticos bem-sucedidos ao longo das décadas. Quando eles têm um problema com o estado, seja na área da saúde, escolaridade ou segurança, eles se mobilizam e demonstram. Sua luta no ringue se torna uma dramatização da luta do dia a dia, à medida que eles lutam com sucesso no que é um esporte dominado por homens”.

flying-cholitas-3

Desde o início dos anos 2000, um grupo de mulheres de El Alto, iniciou um grupo de luta livre inspirado pelos lutadores Lucha Libre do México. Segundo o fotógrafo: “Esse grupo era parcialmente para recreação e entretenimento, mas também como uma maneira de as mulheres que sofreram abuso doméstico eliminarem sua frustração e estresse”.

flying-cholitas-4

O espírito de luta e união das mulheres é a essência da série – colorida e obscura ao mesmo tempo, que nos mostra que as verdadeiras lutadoras sempre serão as mulheres. Uma verdadeira ode ao empoderamento feminino.

flying-cholitas-5

flying-cholitas-6

flying-cholitas-7

Publicidade

Fotos: Todd Antony


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Perfil reúne fotos de mulheres reais que não estão nem aí para as expectativas da sociedade