Ciência

Gráfico usa cores para mostrar mudança de temperatura na Terra de 1901 a 2018

por: Gabriela Glette

Apesar do número significativo de pesquisas que confirmam o aumento da temperatura na Terra, uma imagem pode valer mais do que páginas e mais páginas de análise. Por isso, a organização sem fins lucrativos Berkeley Earth – sediada na Califórnia, lançou gráficos em escala de cores que revelam as mudanças de temperatura entre 1901 a 2018.

gráfico do aquecimento global 1

Escala de aquecimento em todos os países entre 1901-2018

O gráfico avalia as tendências da temperatura atmosférica através das chamadas “listras de aquecimento”, que varia entre tons de azul e vermelho, sendo azul mais frio e vermelho mais quente. Uma maneira simples de tratar de um assunto complexo, a cor de cada faixa representa a média de temperatura de um ano, ordenada desde os primeiros dados disponíveis.

gráfico do aquecimento global 2

Alterações na temperatura atmosférica global entre 1979-2018

O Show Your Stripes foi idealizado pelo cientista climático Ed Hawkins e a conclusão não poderia ser mais clara: o planeta está aquecendo muito rapidamente – em especial nas duas últimas décadas. Segundo ele, mais de 1 milhão de gráficos já foram baixados do site, que nos oferece uma maneira inusitada de estudar história. Através das cores podemos visualizar claramente os efeitos da Revolução Industrial no planeta, por exemplo.

gráfico do aquecimento global 3

Escala de aquecimento no mundo entre 1850-2018

O material foi pensado para conscientizar a população global a respeito das mudanças climáticas: “A atmosfera baixa está aquecendo enquanto a atmosfera superior está esfriando – uma impressão digital clara do efeito estufa aprimorado das emissões humanas de dióxido de carbono”, afirma o cientista.

gráfico do aquecimento global 4

Escala de aquecimento no Brasil entre 1901-2018

O que o consumo de carne tem a ver com o aquecimento global?

O aquecimento global é resultado de incontáveis ações irresponsáveis do homem e do consumismo exagerado e, neste caso a carne é a grande vilã. Segundo relatório da ONU, o consumo da carne está diretamente ligado ao aquecimento global. Isto quer dizer que, se quisermos combater as mudanças climáticas, devemos diminuir – e muito, a quantidade de carne produzida e consumida.

Resultado da intensa pecuária bovina, que é responsável pela emissão de pelo menos 50% dos gases estufa, o aumento da concentração desses e de outros gases na atmosfera intensifica o efeito estufa, já que eles absorvem uma parcela da radiação infravermelha, aumentando a temperatura do planeta e causando o chamado aquecimento global.

Publicidade

Fotos: Show Your Stripes


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ela ficou 6 horas com o coração parado e conseguiu ser ressuscitada