Viagem

Hotel na Jamaica oferece baseado em troca de saco de lixo recolhido da rua

por: Vitor Paiva

Recentemente o Hypeness noticiou a iniciativa de um bar em Barcelona, que oferece um copo de cerveja ou refrigerante em troca de um copo cheio de bitucas recolhidas da praia em onde fica o bar. A campanha fez sucesso, e um hostel na Jamaica decidiu se aproveitar da própria fama da ilha caribenha e ir além: para quem trouxer um balde de lixo recolhido das ruas de Long Bay, Portland, no país, o hotel oferece um lustroso e nada pequeno cigarro de maconha.

O hostel Germaican, em Long Bay, na Jamaica

Especializado em receber turistas alemães na Jamaica, o Germaican desenvolveu a campanha em cima da lei do país: foram “apertados” 56 baseados de 1 grama de maconha cada um, pois 56g é justamente a quantidade permitida por pessoa pela legislação jamaicana. No país, caso alguém seja descoberto carregando mais do que essa quantia, será obrigado a pagar uma multa. A campanha foi tão eficaz que menos de 30 minutos depois de um mero cartaz feito à mão foi exposto na praia de Long Bay, uma primeira pessoa já apareceu com um balde feito de lixo – e recebeu um baseado em troca.

O cartaz oferecendo um baseado por um balde cheio de lixo

A ideia veio da indignação de Marian Erbach, um alemão de 34 anos que vive na Jamaica, e que já não mais suportava desviar de quantidades obscenas de lixo pelas ruas e areias da cidade. “Eu estava furioso com todo lixo ao nosso redor, então pesquisei muito sobre o tema, especialmente o lixo plástico. Vi muitas fotos nas quais pessoas ofereciam café de graça em troca de baldes de lixo. Minha namorada fez a piada, de que na Jamaica deveríamos oferecer baseados em troca”, disse Erbach. O que era mera piada virou uma campanha real – que, pela demanda, pode realmente fazer toda diferença na coleta de lixo em um país como a Jamaica. Curiosamente, por lá um balde de lixo vale mais dinheiro do que o custo de um baseado, confirmou Erbach.

Marian Erbach e os baseados que ele mesmo apertou

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
‘O Gambito da Rainha’ inspira quarto de hotel que tem peças de xadrez no teto