Ciência

Maior estudo já feito sobre o tema aponta benefícios de jejuar diariamente

por: Gabriela Glette

As pessoas fazem dieta desde os tempos mais remotos, mas é preciso reconhecer que grande parte delas é baseada em “achismos”. No entanto, diferente de qualquer moda passageira, o maior estudo já feito sobre o tema – publicado na revista Cell Metabolism, aponta que o jejum em pessoas saudáveis pode oferecer inúmeros benefícios.

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Para chegar à conclusão, 60 participantes foram divididos em dois grupos, sendo em no qual os participantes podiam comer à vontade. O outro, no entanto, realizou o que conhecemos como ‘jejum intermitente’, que consiste em 36 horas de ingestão de calorias zero e 12 horas de alimentação ilimitada. Todos os participantes foram submetidos a um monitoramento contínuo da glicose durante 2 semanas. O objetivo era monitorar diversos parâmetros, como aspectos moleculares e não apenas fisiológicos.

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Os benefícios

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O resultado é que, as pessoas submetidas ao jejum intermitente (com restrição calórica de 35%) perderam uma média de 3,5 kg durante as 2 semanas. O mais surpreendente, no entanto, não é o fato dos participantes terem perdido peso, mas sim os benefícios à saúde. São eles:

  • Regulação do nível do aminoácido metionina, que está diretamente ligado com a expectativa de vida;
  • Também tiveram uma regulação positiva contínua dos corpos cetônicos, mesmo em dias sem jejum. Isso demonstrou promover a saúde em vários contextos;
  • Níveis reduzidos de sICAM-1, um marcador ligado a doenças e inflamações associadas à idade;
  • Baixado significativamente os níveis de colesterol;
  • Redução da massa gorda lipotóxica.

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Enquanto estudos anteriores apontavam que as dietas restritivas em calorias podem resultar em desnutrição e diminuição da função imunológica, esta pesquisa confirmou que mesmo após seis meses de jejum intermitente, a função imune nos participantes parecia estável. Este é um resultado que contradiz a sabedoria popular de que a restrição calórica contínua é mais saudável do que o jejum intermitente.

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Segundo Frank Madeo – professor de biologia molecular no Karl-Franzens University, Áustria, a resposta pode estar na biologia evolutiva: Nossa fisiologia está familiarizada com períodos de fome seguidos por excesso de comida”.

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Apesar dos benefícios, os autores afirmam que precisam de mais pesquisas para que este tipo de dieta possa ser incorporado na prática diária das pessoas. Não se esqueça: jamais faça qualquer dieta que seja por conta própria: sempre consulte um profissonal!

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Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

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