Diversidade

Mattel lança bonecas sem gênero e com estilo personalizável

por: Redação Hypeness


A Mattel acaba de apresentar uma novidade que pode revolucionar o brincar. A marca norte-americana deu detalhes da Barbie sem gênero. O modelo faz parte da linha ‘Creatable World’. 

– Até que enfim: Barbie ganha versão astronauta para inspirar as meninas

Barbie se abriu de vez para a diversidade

Para alcançar a neutralidade, a fabricante suavizou elementos característicos do sexo masculino e feminino, como seios, curvas e musculatura. Com isso, cabe ao dono do brinquedo definir o gênero do brinquedo. Isso, baseado nas roupas e perucas que compõem o visual. 

O brinquedo ainda não está disponível no Brasil. Nos EUA, a Barbie sem gênero está à venda por cerca de R$ 125. 

A nova identidade da Barbie 

Por décadas, a Barbie recebeu críticas (justas) sobre a ausência de diversidade. Branca, loira e magra, foi assim que a boneca lançada na década de 1950 se estabeleceu. 

Barbie inspirada na trajetória brilhante de Rosa Parks

O tempo passou e o grito por representatividade – que sempre ecoou – não teve condições de ser ignorado pelos executivos da Mattel. Desde então, como mostrou o Hypeness, o que não faltam são exemplos de sucesso criados pela marca nos últimos tempos. 

– Era Uma Vez o Mundo: A fábrica de sonhos de Jaciana Melquiades

A importância das mulheres negras foi finalmente reconhecida com a boneca inspirada em Rosa Parks. A ativista afro-americana entrou para a história ao lutar pelos direitos civis dos negros nos Estados Unidos. Parks protagonizou uma cena icônica em um ônibus em Montgomery, Alabama, quando se recusou em levantar dos bancos reservados aos brancos. 


O conceito de representatividade se fez presente também nas versões inspiradas em pessoas com deficiência física. Inclusão, esse foi o sentimento de Paola Antonini ao receber uma Barbie com prótese na perna como ela. 

“Barbie de pernoca! Coisa mais linda e importante! Obrigada, Barbie. Desde que sofri meu acidente, sempre sonhei em ter uma Barbie com uma perna protética! Obrigado Barbie, isso representa muito para mim”, comemorou a influenciadora digital. 

Ainda no papo inclusivo, a Mattel apresentou ao mercado uma linha completa com bonecas  e bonecos com algum tipo de deficiência.  É disso que estamos falando! 

A linha inclusiva da Barbie é um sucesso

“Como marca, podemos elevar a conversa em torno de deficiências físicas, incluindo-as em nossa linha de bonecas de moda para mostrar ainda mais uma visão multidimensional de beleza e moda”, disse a companhia em comunicado.

Para terminar, o sucesso da ‘Copa do Mundo’ de futebol feminino provocou rebuliço. A Barbie também entrou na onda com a versão jogadora. A novidade contempla todo mundo. São corpos, olhos, cabelos e tons de pele diferentes. Elas estão à venda pelo preço sugerido de R$ 79,99.

São tantos os modelos, que fica difícil se concentrar. Veja esta beleza em homenagem ao Dia dos Mortos, celebrado no México. Ela eleva o conceito de multiplicidade cultural. A boneca é inspirada nas tradicionais caveiras mexicanas e se destaca pelo longo vestido rodado e preto. 

Há também ainda modelos homenageando clássicos do cinema como X-Men e o cantor David Bowie.

Publicidade

Fotos: Reprodução


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Demorou 99 anos, mas UFRJ cria pós-graduação sobre autores negros