Criatividade

Médica faz ensaio hilário ‘de recém nascido’ com sua tese de pós-graduação e viraliza

10 • 09 • 2019 às 20:12 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Quem já atravessou e sobreviveu a um doutorado sabe que o processo de estudo, preparação, pesquisa e desenvolvimento da tese é similar a uma gestação: a partir de uma verdadeira paixão pelo tema, muita dor, amor, dedicação, ansiedade, trabalho, cuidados e noites em claro nos levam ao parto de efetivamente defender e se tornar doutor. Quando se tornou doutora em Ciências Biológicas pela Florida Estate University, nos EUA, a médica Eve Humphrey tornou essa metáfora literal, e registrou em um ensaio fotográfico sua tese como se fosse um bebê recém nascido – com seis anos de idade, o tempo de duração do seu doutoramento.

No ensaio, a tese é tratado como um bebê de fato: embalada no colo da “mãe”, colocada em uma cadeirinha especial, para receber carinho e brincadeiras de Eve. Em um quadro negro, o trabalho é explicado feito fosse um recém-nascido: “Tenho 6 anos, nasci na FSU no departamento de Ciências Biológicas, amo ecologia e evolução e tenho 5 capítulos”, diz o quadro. “Eu faço a mamãe chorar, ter ansiedade e se tornar doutora. Me alimente com estatísticas, citações e teses com substância”, explica o quadro.

“Seis anos atrás eu começou uma jornada que eu não sabia que seria tão difícil ao fim. Ganhei peso, senti dores nas costas, chorei muito… estava grávida?”, escreveu Humphrey, no post em que divulgou o ensaio. “Talvez estivesse grávida de ansiedade e medo enquanto cumpria as aulas, as propostas, os exames preliminares e reuniões. Atravessei muitas noites em claro e sacrifiquei tempo com a família e os amigos para gerar esse meu bebezinho louco chamado dissertação. Então gostaria de apresentar a vocês minha criação, que depois de 6 anos me deu um novo nome”, escreveu, para concluir orgulhosa: “Olá, meu nome é Dr. Eve Humprhey, PhD”, referindo-se a como o título é dado nos EUA.

Publicidade

Canais Especiais Hypeness