Michigan se tornou o primeiro estado dos EUA a banir cigarros eletrônicos de sabor. Como mostrou o The Washington Post a governadora democrata, Gretchen Whitmer, justificou a decisão depois de acessar laudos médicos associando o vaping com o surgimento de doenças pulmonares entre mais jovens.
Oficializada na última quarta-feira (5), a decisão mira grandes empresas da indústria tabagista, que segundo a governadora usam essências de sabor para seduzir e viciar os mais jovens.
“Minha primeira prioridade é manter nossas crianças seguras e proteger a saúde do povo de Michigan”, ressaltou.

Vapin está na mira de autoridades de saúde dos EUA
– Epidemia de cigarros eletrônicos entre jovens já é realidade nos EUA
O banimento se estende aos e-cigarettes de menta, mas não atinge os produzidos apenas com tabaco. A expectativa é que a lei entre em vigor em até 30 dias. A decisão tem validade de seis meses e pode ser renovada por outros seis meses. Há o estudo de resoluções permanentes contra os cigarros saborizados.
A indústria tabagista reagiu e classificou a ação como incentivo ao surgimento de um mercado ilegal e alternativo.
“Isso é vergonhoso e vai provocar o fechamento de uma série de postos de trabalho e pode provocar um êxodo de ex-fumantes para formas inseguras de tabagismo”, ressaltou em nota Greg Conley, presidente da Associação Americana de Vaping.
Parem o vaping
O surgimento de doenças pulmonares e respiratórias associadas ao vaping tira o sono de autoridades de saúde dos Estados Unidos. Já são seis vítimas fatais de condições pulmonares ainda desconhecidas.

Nigel Farage, líder do pratido em defesa do Brexit
– Doença ligada a uso de cigarros eletrônicos se espalha nos EUA e preocupa médicos
A última vítima é um norte-americano de 50 anos, que teve sérias complicações respiratórias. A morte foi confirmada por oficiais do Kansas. Ainda não se sabe ao certo o tipo de vaping consumido por ele.
“É hora de parar o vaping. Se um ente querido seu é adepto do vaping, por favor, peça que ele pare”, disse o médico Lee Norman, secretário do Departamento de Saúde e Meio Ambiente do Kansas.