Sustentabilidade

Moradores do sul são os que mais consomem orgânicos, aponta levantamento

por: Mari Dutra

A Organis acaba de lançar um levantamento sobre o consumo de produtos orgânicos no Brasil. A região Sul foi apontada como a maior consumidora (23% dos entrevistados), seguida pelas regiões Nordeste (20%), Sudeste (19%), Centro-Oeste (17%) e Norte (14%).

Além disso, metade dos entrevistados declarou conhecer o selo que certifica que um produto é realmente orgânico. Sete em cada dez pessoas ouvidas disseram ser consumidoras destes itens, mas somente 19% delas havia comprado produtos orgânicos nos últimos 30 dias.

Destes, um terço afirmou que consome os produtos uma vez por semana, 36% disseram consumi-los cinco ou mais vezes, e 32% indicaram que os consome entre 2 e 5 vezes semanais.

Os principal motivo apontado para não consumir orgânicos com mais frequência foi o preço, citado por 65% dos entrevistados. Além disso, 27% deles mencionaram a dificuldade de encontrar os produtos, embora mais da metade tenha indicado que consegue encontrar orgânicos sem dificuldades próximos de onde vivem. Por último, 6% das pessoas indicaram a falta de hábito.

Os produtos orgânicos mais consumidos ainda são frutas, legumes e verduras e a maior parte dos consumidores citou preferi-los por uma questão de saúde – motivo apontado por 84% dos entrevistados. Questões ambientais foram mencionadas por uma a cada dez pessoas.

O levantamento não abordou apenas itens alimentícios, perguntando aos entrevistados sobre seu conhecimento a respeito de outros produtos orgânicos. Surpreendentemente, somente 35% das pessoas sabia de sua existência e apenas 16% do total soube citar produtos orgânicos não alimentícios, mostrando que ainda há muito desconhecimento sobre o setor.

A pesquisa realizada pela Organis

Foram entrevistadas 1.027 pessoas maiores de 18 anos e que são responsáveis pela compra de itens de supermercado em suas casas. Elas foram abordadas em zonas de grande fluxo populacional de municípios selecionados por sorteio para a amostra.

De acordo com a organização, o nível de confiança da pesquisa é de 95% com margem de erro de 3,1 pontos percentuais. Veja a pesquisa na íntegra no site da Organis.

Publicidade

Foto em destaque CC BY 2.0 Agência Brasília


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Inventaram uma cápsula de café biodegradável que pode ser compostada