Ciência

Muco produzido por sapos pode ajudar a tratar depressão

por: Gabriela Glette

Diversos estudos afirmam que substâncias psicodélicas podem ajudar a tratar a depressão, ou pelo menos ajudar a aliviar seus sintomas. Uma pesquisa recente realizada pela Universidade de Maastricht – Holanda, mostrou que o muco produzido pelo sapo também pode ser um aliado, já que ele contém um composto chamado 5-MeO-DMT, também presente em outras substâncias psicodélicas, como plantas e ou drogas sintéticas.

muco do sapo depressão 1

Durante 4 semanas, os voluntários inalaram o pó resultante da desidratação do muco produzido pelo animal, no caso o sapo Rio Colorado (Bufo alvarius). Durante este período, os cientistas analisaram os níveis de satisfação deles com a vida, assim como o grau de atenção e sintomas psicopatológicos. A pesquisa dá continuidade a um outro estudo, que revelou que um grupo de pessoas com alguns distúrbios psiquiátricos conseguiu reduzir os sintomas de depressão, ansiedade e até mesmo estresse pós-traumático após o uso do 5-MeO-DMT. A substância também gerou bons resultados no tratamento contra alcoolismo e abuso de drogas.

muco do sapo depressão 3

Os pesquisadores holandeses relataram que os envolvidos sentiram-se mais felizes nas 24 horas seguintes à inalação da substância, e uma parcela revelou que os efeitos positivos persistiram também durante as quatro semanas depois. Segundo um dos autores: “Esse estudo sugere que uma única administração de vapor da secreção de sapos contendo 5-MeO-DMT produz melhorias rápidas e persistentes na satisfação com a vida, atenção plena e sintomas psicopatológicos”.

muco do sapo depressão 2

Cogumelos psicodélicos e depressão

Basta procurar no Google. São centenas de pesquisas que relacionam drogas psicodélicas com o tratamento da depressão. Nos Estados Unidos, o principal ingrediente dos cogumelos psicodélicos está prestes a virar tratamento para depressão. Trata-se da psilocibina, que quando consumida em microdoses – muito menores do que uma pessoa consumiria recreativamente, podem ajudar a tratar depressão, ansiedade e até mesmo o vício em drogas.

muco do sapo depressão 4

No ano passado, a FDA – órgão norte-americano equivalente à Anvisa, aprovou um programa de pesquisa que usa o MDMA (um componente do ecstasy) em combinação com psicoterapia para tratar transtorno de estresse pós-traumático. Isto não quer dizer que substâncias psicodélicas devam ser consumidas recreativamente e sem as devidas precauções. Porém, este tipo de tratamento pode revolucionar a indústria farmacêutica!

muco do sapo depressão 5

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estudante desenvolve inseticida à base de planta para combater o vírus da dengue