Arte

Museu do Futebol recebe 10ª edição do Cinefoot, festival que une cinema e futebol

Vitor Paiva - 04/09/2019 | Atualizada em - 08/09/2019

O futebol é o maior espetáculo da Terra e, assim, naturalmente ele se torna um universo justamente espetacular para ser retratado no cinema. Para reunir diversas obras cinematográficas que tratam do tema, o Museu do Futebol recebe a 10a edição do Cinefoot, o único festival brasileiro de cinema com a temática futebolística. Entre os dias 12 e 16 de setembro, a mostra oferecerá 29 filmes do Brasil e do mundo em sua programação.

Cena do fime “Pelé: O Último Show”

A edição de número 10 busca reproduzir o espírito icônico da camisa de mesmo número entre as quatro linhas, incorporando “a luta e o afeto” dos dois maiores gênios que já vestiram essa camisa no futebol masculino e feminino: Pelé e Marta.

“Futebol Para Melhor ou Para Pior”

Serão 17 filmes brasileiros e 12 internacionais, vindos de países como Catar, Colômbia, Peru, Argentina, Itália, Inglaterra, França, Espanha e México. Dentro do festival, a mostra Dente de Leite trará programação voltada para o público infanto/juvenil, uma sessão em homenagem ao futebol feminino, com exibição de 7 curtas-metragens e um bate-papo. No encerramento, após a noite de premiação, será exibido o filme “25 anos sem Denner”, em homenagem ao grande atacante, morto em um acidente em 1994.

“O Primeiro João”

Um dos destaques do CINEFOOT é o filme “A Copa dos Trabalhadores”, documentário que irá abrir o festival levando às telas o cenário dos campos de trabalho no Catar, onde acontecerá a Copa do Mundo de 2022 – contando com mais de um milhão de trabalhadores migrantes. Outros filmes, como Pelé: O Rei Desconhecido, A Culpa é do Neymar, O Primeiro João, Dois Pés Esquerdos e Made In Várzea também formam, entre muitos outros, as atrações. A programação completa do CINEFOOT pode ser encontrada no site do festival.

“Raiz do Futebol – Feminino”

10º CINEFOOT SÃO PAULO

12 a 16 de Setembro

MUSEU DO FUTEBOL – AUDITÓRIO – ESTÁDIO DO PACAEMBU

Praça Charles Miller, S/N

ENTRADA GRATUITA

Sujeita à lotação da sala (174 lugares + 4 cadeirantes)

“Pelé: O Rei Desconhecido”

Publicidade

© fotos: divulgação/reprodução


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, Vitor Paiva é mestre e doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Publica artigos, ensaios e reportagens, é autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
‘Omoya’: websérie debate a força e a herança negra na história da música do Brasil