Inovação

Na Suécia, McDonald’s viram postos de carregamento para carros elétricos

por: Vitor Paiva

Unindo o rentável ao sustentável, a rede McDonald’s na Suécia decidiu transformar 55 lanchonetes em pontos de abastecimento para veículos elétricos. A iniciativa vai de encontro não só ao crescimento do uso de carros elétricos no país, mas também a uma demanda fundamental, já que uma pesquisa recente descobriu que para 48% da população sueca a dificuldade de encontrar um local para recarregar os automóveis é um impedimento para fazer a transição de veículos movidos a combustível fóssil para carros elétricos.

“Mais e mais suecos dirigem carros elétricos”, diz o letreiro no vídeo da campanha. “Mas os postos de gasolina investem mais na venda de comida do que em instalar estações de carregamento”. Segundo a campanha, concebida pela agência Nord DDB, a ideia é que em breve todas as lanchonetes McDonald’s no país sejam transformadas também em postos de reabastecimento elétrico – e para consolidar o compromisso, a maior rede de fast food do mundo decidiu utilizar o que possuem de “mais icônico”: o clássico M do letreiro das lanchonetes, que ganhou aquela tradicional placa de preço de combustível indicando o valor dos lanches e também dos “minutos” para carregar os veículos.

O slogan da campanha – intitulada McCharge, algo como McCarregamento, em tradução livre – sugere a dimensão do impacto que empresas como o McDonald’s podem oferecer: “Grande o suficiente para fazer diferença”.

Segundo Christoffer Rönnblad, diretor de marketing da empresa no país, a iniciativa é parte de um longo histórico de envolvimento do McDonald’s com a infraestrutura de abastecimento das estradas suecas, mas também um incentivo para uma mudança urgente e fundamental. “Mais e mais pessoas estão escolhendo viajar com veículos elétricos e nós queríamos ser parte desta tendência servindo como fonte de inspiração a boas escolhas. Nosso letreiro é uma nova e divertida encarnação de um jeito clássico de se fazer isso.”.

A Suécia é o nono maior mercado de carros elétricos no mundo, com cerca de 80 mil veículo registrados até 2018. Já a rede de lanchonetes McDonald’s possui atualmente no país 225 lanchonetes em funcionamento. Uma iniciativa idêntica vem sendo realizada também na Holanda, onde também toda a rede de lanchonetes será transformada em pontos de carregamento.

Ponto de carregamento em McDonald’s na Holanda

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Novos quiosques da Uber permitem chamar carro sem usar smartphone