Sustentabilidade

O atlas online que reúne informações de mais de 160 mil espécies brasileiras

por: Gabriela Glette

Quer se impressionar com a riqueza da biodiversidade brasileira? Na última terça-feira (27) foi lançado o SiBBr – Atlas do Sistema de Informação sobre a Biodiversidade Brasileira. O banco de dados é iniciativa do governo para conhecer melhor a biodiversidade do planeta e disponibilizar gratuitamente as informações existentes sobre o Brasil. Ao todo, mais de 160 mil espécies foram catalogadas e as registradas ultrapassam os 15 milhões.

atlas online biodiversidade brasileira 2

Saíra-De-Cabeça-Castanha

A plataforma online também disponibiliza informações sobre biomas, áreas protegidas, coleções brasileiras, espécies ameaçadas, valor nutricional de frutos nativos e até receitas culinárias. Baseada no Atlas o Living Australia, a base de dados já existia desde 2014, mas passou por uma grande reformulação. A partir de agora será mais funcional, facilitando a visualização dos dados e informações sobre a biodiversidade, assim como o compartilhamento de informações entre o Brasil e outros países.

atlas online biodiversidade brasileira 1

Gavião-Bombachinha

Parte do GBIF – Plataforma Global de Informação sobre Biodiversidade, o atlas faz parte da maior iniciativa multilateral de acesso virtual às informações biológicas, que conta com aproximadamente 60 países. Através desta tecnologia, diversas  informações publicadas aqui podem ser disponibilizadas para esta rede internacional, e vice-versa. Denise Hamú – representante da ONU Meio Ambiente, explica a iniciativa: “O Brasil é um país megadiverso, com o maior estoque de biodiversidade do planeta. Nesta riqueza natural encontramos as soluções baseadas na natureza que contribuem para regulação climática, hídrica, fertilidade dos solos, segurança alimentar, medicamentos, cosméticos, bem como, possibilitam inovações para o desenvolvimento econômico. É preciso conhecer, registrar e divulgar as informações existentes”.

atlas online biodiversidade brasileira 3

Tamanduá-Bandeira

A partir de agora, o SiBBr passa a ser ferramenta fundamental de pesquisas acadêmicas e gestão ambiental, já que além de disponibilizar uma ampla base de dados, possibilita cruzamentos com estudos do mundo inteiro. Você já pode acessá-lo aqui.

atlas online biodiversidade brasileira 4

Schinus terebinthifolia Raddi

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Estádio é ocupado por floresta de 300 árvores para chamar atenção para o meio ambiente