Futuro

O elevador que nos levará até o espaço um dia ainda pode se tornar realidade

17 • 09 • 2019 às 19:33
Atualizada em 27 • 10 • 2020 às 10:53
Gabriela Glette
Gabriela Glette Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!

Uma ideia que mais parece um filme de ficção científica, talvez possa um dia se tornar realidade. Os cientistas Zephyr Penoyre e Emily Sandford  – ambos do departamento de astronomia da Columbia University, desenvolveram um elevador que pode nos levar até a Lua. Batizado de Cabo Espacial, o modelo pretende “ancorar” na Lua um cabo que se estende à zona de gravidade da Terra.

elevador espacial 1

Esta não foi a primeira vez que a comunidade científica levou seriamente em consideração construir algo do gênero. Em 1895 – Kosntantin Tsiolkovski, tido como o pai da cosmonáutica soviética, propôs a construção de uma torre de 35 mil quilômetros. Uma série de estudos científicos vêm trabalhando na possibilidade de tornar uma viagem ao espaço mais barata e acessível, mas até pouco tempo, a construção de uma estrutura deste porte não poderia se tornar realidade, já que não existiam materiais suficientemente resistentes.

elevador espacial 2

Foi na década de 1960 que uma equipe de engenheiros americanos apresentou ao mundo a possibilidade de utilizar um cabo preso a um satélite. Desde então, foram muitas tentativas, sendo que até a NASA se envolveu. Nenhuma chegou perto de solucionar o problema até agora, quando os dois pesquisadores apresentaram uma proposta de elevador espacial viável com a tecnologia que temos hoje. Segundo eles o cabo precisa ser bastante estreito em suas extremidades, para não desmoronar devido à pressão gravitacional, e amplo no centro, a fim de impedir sua quebra.

elevador espacial 3

Desta forma, ao invés de utilizar foguetes e gerar um impulso forte o suficiente para deixar a órbita da Terra, os astronautas teriam apenas que alcançar a extremidade inferior desse Cabo Espacial. Segundo a revista Futurism, desta forma “a nave espacial se prenderia a um transportador alimentado por energia solar que subiria por meio do cabo”.

elevador espacial 4

A viabilidade da ideia de um elevador espacial foi certificada neste ano pela Academia Internacional de Astronáutica, mas para isso é preciso fabricar nanotubos feitos de grafenos monocristalinos em larga escala. Assim, este cabo seria uma estrutura bastante parecida com as primeiras ferroviase uma viagem à Lua seria quase tão corriqueira quanto a ir a outro país.

elevador espacial 5

elevador espacial 6

Publicidade

Canais Especiais Hypeness