Futuro

O elevador que nos levará até o espaço um dia ainda pode se tornar realidade

por: Gabriela Glette

Uma ideia que mais parece um filme de ficção científica, talvez possa um dia se tornar realidade. Os cientistas Zephyr Penoyre e Emily Sandford  – ambos do departamento de astronomia da Columbia University, desenvolveram um elevador que pode nos levar até a Lua. Batizado de Cabo Espacial, o modelo pretende “ancorar” na Lua um cabo que se estende à zona de gravidade da Terra.

elevador espacial 1

Esta não foi a primeira vez que a comunidade científica levou seriamente em consideração construir algo do gênero. Em 1895 – Kosntantin Tsiolkovski, tido como o pai da cosmonáutica soviética, propôs a construção de uma torre de 35 mil quilômetros. Uma série de estudos científicos vêm trabalhando na possibilidade de tornar uma viagem ao espaço mais barata e acessível, mas até pouco tempo, a construção de uma estrutura deste porte não poderia se tornar realidade, já que não existiam materiais suficientemente resistentes.

elevador espacial 2

Foi na década de 1960 que uma equipe de engenheiros americanos apresentou ao mundo a possibilidade de utilizar um cabo preso a um satélite. Desde então, foram muitas tentativas, sendo que até a NASA se envolveu. Nenhuma chegou perto de solucionar o problema até agora, quando os dois pesquisadores apresentaram uma proposta de elevador espacial viável com a tecnologia que temos hoje. Segundo eles o cabo precisa ser bastante estreito em suas extremidades, para não desmoronar devido à pressão gravitacional, e amplo no centro, a fim de impedir sua quebra.

elevador espacial 3

Desta forma, ao invés de utilizar foguetes e gerar um impulso forte o suficiente para deixar a órbita da Terra, os astronautas teriam apenas que alcançar a extremidade inferior desse Cabo Espacial. Segundo a revista Futurism, desta forma “a nave espacial se prenderia a um transportador alimentado por energia solar que subiria por meio do cabo”.

elevador espacial 4

A viabilidade da ideia de um elevador espacial foi certificada neste ano pela Academia Internacional de Astronáutica, mas para isso é preciso fabricar nanotubos feitos de grafenos monocristalinos em larga escala. Assim, este cabo seria uma estrutura bastante parecida com as primeiras ferroviase uma viagem à Lua seria quase tão corriqueira quanto a ir a outro país.

elevador espacial 5

elevador espacial 6

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pela primeira vez na história cientistas conseguem reverter envelhecimento