Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
Não se trata de viver em uma bolha e ignorar tudo o que se passa ao seu redor, mas sim de saber enxergar o lado bom das coisas. Um novo estudo garante que pessoas otimistas têm vida mais longa do que pessimistas, já que vivem em média 11% a mais.
O estudo foi conduzido em conjunto por pesquisadores das faculdades de medicina da Universidade de Boston e de saúde pública de Harvard e para chegar à esta conclusão foi preciso uma década de pesquisa, com 70 mil mulheres e 1400 homens analisados.
Além de checar hábitos como alimentação, consumo de álcool e a relação com o tabaco, a pesquisa avaliou o nível de otimismo. No entanto, muito menos palpável de mensurar, segundo eles o otimismo é “um sentimento permanente de que coisas boas vão acontecer”. Na prática sabemos que isto não é tão simples quanto parece, mas nada mais é do que saber regular e controlar emoções e comportamentos, bem como lidar com o estresse e suportar dificuldades. E, ao longo da vida, nós vamos adquirindo ferramentas para controlar nossas emoções, como por exemplo a prática de terapia e meditação.
Segundo a pesquisa, independentemente do gênero, os mais otimistas tiveram uma vida 11% mais longa que os pessimistas, em média. Além disso, sua chance de chegar aos 85 anos foi de 50% a 70% maior. No entanto, é preciso deixar claro que os resultados não mudaram quando o avaliado sofria uma doença crônica ou possuía hábitos não saudáveis. Afinal, não basta ser otimista, a nossa longevidade é o resultado de uma série de hábitos em conjunto.
Embora não assegure uma vida longa, de fato o otimismo nos ensina a focar no presente e a nos livrar de distrações. Quando entendemos que não podemos tudo controlar, aprendemos a relaxar e a ver o lado bom da vida. Não se esqueça que a felicidade mora nas pequenas coisas, como um banho depois de um dia de trabalho, um abraço em quem você ama e o cheiro da sua comida preferida no fogão. Nem sempre é fácil, mas enxergar o copo cheio vai te fazer mais feliz do que insistir que ele vive vazio.
Publicidade
Europa e Japão uniram forças para o estabelecimento de uma corrida não tão distante assim. O velho continente e o...
A Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) ficou em estado de alerta por conta de um incidente...
A internet é capaz de se mobilizar em massa por causas evidentemente importantes a todos, como lutas políticas e...
Apesar da vontade de acreditar no contrário, a primeira onda do coronavírus ainda não acabou. Na verdade, dados...
Os casos de coronavírus estão surgindo novamente no mundo todo - mas sem aumento do número de mortes. Na África do...
No último dia 10, o virologista francês Luc Montagnier faleceu aos 89 anos. O pesquisador foi o líder do grupo...
Uma descoberta recente comprovou que cães e outros animais também são capazes de perceber e sentir a passagem do...
Não é por acaso que o estudante estadunidense Elliott Tanner vem sendo chamado de Jovem Sheldon da vida real: com...
Uma sandália datada do século 4 d.C., período conhecido como Idade do Ferro, foi achada por um alpinista na Horse...