Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
– Califórnia vai banir venda de cosméticos testados em animais
– Veja a reação das pessoas ao saberem que vão adotar animais resgatados
A história de Anderson Alberto Ferreira, segundo matéria do UOL, começa ao final do casamento de seis anos com Sandra Fukishiro. Durante o processo de separação, os dois entraram em um acordo garantindo ao homem a possibilidade de visitar o cãozinho.
Anderson e o cachorro Emmett Brown
Tudo correu bem até meados de outubro de 2018, quando Anderson relatou dificuldades em visitar o pug de 13 anos, adotado pelo então casal depois de ser vítima de maus tratos.
A decisão liminar da juíza Christina Agostini Spadon, da 5ª Vara da Família e Sucessões do Foro Central de São Paulo, aceitou os argumentos de Anderson Alberto Ferreira e garantiu o direito à visita. Sandra, no entanto, não havia sido notificada até o último dia 13 de setembro.
“Desde que foi adotado em 2016, já me apeguei a ele de cara. E depois de alguns dias ele me escolheu como líder da matilha. Essa decisão está sendo muito importante pra mim, pois me dá o direito de poder vê-lo e ficar em finais de semana alternados”, disse o mecânico ao UOL sobre o cachorro batizado de Emmett Brown, em homenagem ao personagem de Christopher Lloyd em ‘De Volta Para o Futuro’.
O debate sobre proteção dos direitos dos animais não é novidade. Ele, porém, ganhou peso após a sucessão de episódios de violência contra cães e gatos pelo país.
A morte de um cachorro, agredido por um segurança em um supermercado da rede Carrefour em São Paulo, provocou reação do Congresso, que alterou lei de maus tratos. O projeto de lei aumenta a pena com a previsão de acréscimo de um sexto a um terço em situações de animais mortos em atos de zoofilia (ato sexual de seres humanos com animais).
A relação cotidiana entre tutores e pets também ganhou atenção dos parlamentares. Recentemente, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) recebeu projeto de lei que reconhece o direito de criação de animais domésticos em condomínios.
A ideia é dar ao condômino a prerrogativa de criar os animais de estimação em seus apartamentos desde que atenda aos requisitos do prédio, como não provocar danos ou colocar a segurança dos outros moradores em risco.
O cão foi morto por um segurança no estacionamento do Carrefour
Em São Paulo, conforme repercutiu o Hypeness, quem cometer agressões ou maus tratos comprovadas contra animais perderá a guarda dos bichinhos. O agressor fica proibido de conviver com os pets por cinco anos. E se após o período um novo caso de agressão for registrado, a guarda é suspensa novamente.
E para que as pessoas se conscientizem sobre os direitos dos animais, o curso de Direito da Universidade de São Paulo (USP) ganhou uma disciplina com esse foco. A matéria é coordenada pelo professor Roberto Augusto de Carvalho Campos, membro do Departamento de Direito Penal da instituição de ensino.
“Estudar os animais não humanos frente ao direito, numa perspectiva ética”, diz o Jornal da USP sobre os pilares da disciplina. Com isso, a USP se coloca ao lado de instituições respeitadas como as universidades de Harvard, Stanford, Universidade de Michigan, Columbia e Yale, que já abraçaram a ideia.
O Brasil, constata a Organização Mundial da Saúde (OMS), tem mais de 30 milhões de animais abandonados. São cerca de 10 milhões de gatos e 20 milhões de cães. Comprometido com a mudança deste triste cenário, o Hypeness recomenda que vocês conheçam a campanha Adotar é Hype, que reúne histórias emocionantes de encontro de afetos entre cães, gatos e seres humanos.
Publicidade
Para contar a incrível trajetória de Michael Jordan e seus companheiros de Chicago Bulls desde os anos 1980 até os...
O Estado do Rio de Janeiro foi condenado a pagar apenas R$ 808 por mês à família do adolescente João Pedro Matos...
A Pública, agência de jornalismo investigativo, divulgou na última segunda-feira (14) que uma mistura de diferentes...
O Ministério Público Federal informou, por meio de nota à imprensa, que a criança de 11 anos de idade vítima de um...
Quem nunca ficou em dúvida na hora de escolher um lugar para o primeiro encontro, não é? Ainda mais se for com uma...
Um macaco foi visto (e filmado) "amolando uma faca" e "batendo roupa" no beiral de um prédio. O animal levava sua vida...
O uso de animais em exibições públicas, como espetáculos de dança e mágica vem sendo motivo de protesto por parte...
A cidade de Olinda (PE) aprovou uma lei que proíbe homenagens públicas a figuras históricas que foram escravocratas...
Uma mulher de 49 anos foi vítima de um ataque a bomba em Franco da Rocha, Região Metropolitana de São Paulo. O...