Sustentabilidade

Panos encerados são alternativa sustentável ao plástico filme na cozinha

por: Gabriela Glette

Tão prejudicial à natureza quanto garrafas PET, o plástico filme é amplamente utilizado mas cozinhas brasileiras, principalmente para guardar alimentos na geladeira. Dificilmente reaproveitado, o destino final deste produto nada sustentável são os rios e oceanos. Para lutar contra este mau hábito, a marca Keep Eco produz panos encerados, feito de tecido 100% algodão e uma mistura de cera de abelha e outras resinas. Lavável, o Keep pode ser usado inúmeras vezes e tem duração de até 1 ano. E o melhor é que, ele pode ser descartado em uma lixeira ou destinado à compostagem, já que se transforma em adubo para hortas e jardins.

pano encerado sustentável 1

Há 2 anos no mercado, a empresa já vendeu mais de 11 mil unidades do produto, o que significa 430 mil metros de plástico filme a menos na natureza. A marca é resultado do esforço conjunto da gaúcha Carla Viero e seu marido – Lucas Bastos, que decidiram lutar contra o uso de descartáveis após perceberem que os brasileiros estão se mostrando cada vez conscientes do próprio consumo.

pano encerado sustentável 2

Além de reutilizável, o tecido ajuda na conservação dos alimentos, já que permite a entrada de ar, diferente do plástico: “Ele funciona em uma lógica semelhante à da natureza, como fazem as cascas de frutas, cascas de ovos e até mesmo da nossa pele. E falando em conservação, lembramos que a cera de abelha tem propriedades antibacterianas, o que ajuda a preservar os alimentos por mais tempo”, explica o casal empreendedor.

pano encerado sustentável 3

Para limpá-lo, basta uma esponja com água e sabão. À venda em diversas lojas e também online, além de todas as vantagens ambientais, o Keep deixa a cozinha muito mais colorida e original! Quem precisa de plástico quando pode ter tecidos de diferentes estampas?

pano encerado sustentável 4

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Joaquin Phoenix lança filme gratuito em prol da Amazônia; saiba como assistir