Inspiração

Pedreiro passa no vestibular e vai estudar na universidade que ajudou a erguer

por: Redação Hypeness

Aos 22 anos, Elcimar Moreira da Silva entrava na UFF (Universidade Federal Fluminense) com um objetivo bem definido: trabalhar como pedreiro na unidade de Santo Antônio de Pádua. Dez anos depois, ele voltaria ao mesmo espaço, agora como estudante de Física.

O jovem agora cursa o segundo semestre da graduação que sempre foi seu sonho. Ele, o pai, um irmão e um tio ajudaram a construir o mesmo campus em que hoje Elcimar estuda.

Ao Uol, ele conta que seu primeiro contato com a UFF foi quando o pai lhe chamou para ajudar a “bater a laje”, em 2009. Ao chegar, ficou impressionado com a proporção da obra. A jornada feita no calor intenso era recompensada com cerca de R$ 30 a R$ 40 por dia, usados para contribuir com as contas da casa.

Anos mais tarde, Elcimar terminou o ensino médio e decidiu prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). Foi quando seu sonho de estudar Física começou a se tornar realidade. Ele conta que entrou na universidade pelas cotas raciais, mas sua nota seria suficiente para conquistar a vaga também no acesso universal.

Elcimar se orgulha de estudar na universidade que ajudou a erguer

Elcimar se orgulha de estudar na universidade que ajudou a erguer

“Minha vontade era de falar para todo o mundo: ‘Sabe esse chão que a gente está pisando aqui? Eu que ajudei a construir'”, disse o universitário à reportagem. Morador da cidade de Miracema, ele percorre diariamente de ônibus os 14 km até chegar a Santo Antônio de Pádua e se diz satisfeito com a vida na UFF.

Elcimar e os colegas de turma na UFF

Elcimar e os colegas de turma na UFF

Elcimar continua trabalhando como pedreiro e admite que isso por vezes atrapalha os estudos, mas não pensa em desistir. Atualmente desempregado, ele ainda consegue alguns serviços para ajudar na renda da família e já tem planos para o futuro: engatar uma pós-graduação para seguir ensinando física a outras pessoas.

Publicidade

Fotos: Arquivo pessoal


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Primeiro cliente da Disney usa seu bilhete vitalício todos os anos desde 1955