Por esta você não esperava. Se você anda sofrendo com a velocidade do seu wi-fi, saiba que a culpa pode ser dos espelhos. Isto porque, a constituição destes objetos pode interferir nas ondas eletromagnéticas, já que eles são feitos basicamente de vidro e metal.

E, segundo Rafael Cortes – gerente da linha de redes e provedores da Multilaser, não é pouco que eles atrapalham: “Espelhos e superfícies metálicas podem ajudar e atrapalhar a propagação do sinal wi-fi. Em situações que eles estejam posicionados muito próximos das fontes de sinais de wi-fi, eles acabam prejudicando drasticamente a qualidade do sinal sem fio”.

No entanto, não precisamos ser radicais a ponto de jogar todos os espelhos da casa no lixo. Apesar deles interferirem na qualidade da rede e área de cobertura, tudo depende da quantidade e localização. Para João Carlos Lopes Fernandes – professor de engenharia de computação no Instituto Mauá de Tecnologia: “Para haver interferência teriam que ser muitos espelhos expostos. Em uma residência, normalmente, essas peças acabam ficando em ambientes fechados, como banheiros e closets”.

A conclusão é apenas uma: se você tem muitos espelhos expostos ou uma parede inteira espelhada e, coincidentemente ela fica próxima ao roteador, o ideal seria mudá-lo de lugar.
Vilões do wi-fi

O espelho não merece ser o único culpado na má qualidade da nossa internet. Objetos como: telefones sem fio, babás eletrônicas, transmissores de TV, aquários e micro-ondas também impedem o roteador de realizar um bom trabalho. Isto acontece porque eles geralmente operam na mesma frequência deles (2,4 GHz e 5 GHz), o que emitindo ruídos eletromagnéticos que causam interferências nos roteadores.

Quem mais sofre são os que trabalham em casa. A solução pode ser investir em repetidores, roteadores tipo mesh e – o mais importante: “Quanto mais no centro da área que se deseja cobrir com sinal Wi-Fi, melhor”. De resto, só podemos lhe desejar boa sorte!
