Canais Especiais Hypeness
-
Adotar é Hype
-
Namore-se
É sabido que a troca de afeto físico, principalmente entre pais e filhos, é determinante para o desenvolvimento emocional e até mesmo físico das crianças – e poucos gestos são tão carinhosos quanto um caloroso abraço. Uma pesquisa, no entanto, sugere que o efeito dos abraços pode ir muito além do prazer e da saúde emocional: podem ajudar ao desenvolvimento cerebral. Em suma, quanto mais os pais abraçam os filhos, mais e melhor os cérebros se desenvolvem.
Segundo o estudo, o segredo está na ocitocina, também conhecido como “hormônio do amor”. Durante um abraço, o hipotálamo produz esse importante neurotransmissor, secretado pela glândula pituitária. A ocitocina atua como facilitador de vínculo, afeto e empatia entre pessoas, estimulando os centros de prazer e recompensa como base neurológica para as ligações sociais. A descoberta recente, realizada pelo Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, confirma que, para além do bem-estar físico, a ocitocina ajuda no desenvolvimento da estrutura cerebral que permite a transmissão de células do cérebro para a corrente sanguínea.
Segundo Dr. Gil Levkowitz, cientista do Instituto, a ocitocina comanda a formação de novos vasos sanguíneos no cérebro do bebê, especialmente na glândula pituitária, que controla processos psicológicos como estresse, crescimento e reprodução. A conclusão é que a maneira mais fácil de liberar a ocitocina é através da troca mais íntima de afeto – como entre pais e filhos. Assim, a importância do abraço vai muito além do bem-estar físico e psicológico – ele é determinante para o crescimento físico da criança em todos os sentidos, para o resto da vida.
Publicidade
O que é libido? Essa simples pergunta é, na verdade, uma das mais complexas da história da humana. Complexa porque...
O brasileiro Vamberto Luiz de Castro - de 62 anos, acaba de receber alta hospitalar depois de ter se submetido a um...
Há algum tempo, pesquisadores divulgaram que exercícios aeróbicos podem reduzir significativamente os sintomas de...
Enquanto, por um lado, a pouca sensatez que resta à humanidade procura lutar contra a destruição do nosso planeta,...
A Nasa explicou que o aparente arco-íris, que internautas enxergaram em uma fotografia da Marte não passa de um...
O horror inigualável do holocausto leva, à procura de sentidos e explicações, que pesquisadores investiguem à...
Por mais que pesquisas, livros e experimentos a respeito do poder da linguagem corporal se multipliquem feito coelhos,...
Na mesma medida que é generosa e bela, a natureza é imprevisível e inclemente. Apesar disso, ela costuma avisar com...
Localizado na região sudoeste da Espanha, o Tolo de Montelírio é uma construção megalítica de construção datada...