Debate

‘Soco nos terraplanistas’: Globo prova que Terra é redonda e internet celebra

por: Redação Hypeness

Sim, existem pessoas que em 2019 acreditam que a Terra não seja redonda. Para combater o chamado terraplanismo, o ‘Fantástico’, da TV Globo, exibiu uma longa reportagem contando a história da primeira volta ao mundo em uma caravela. 

– 100% de palestrantes em conferência sobre Terra Plana são homens

‘Fantástico’ derruba tese de terraplanistas

O fato que comprovou a esfericidade da Terra aconteceu há 500 anos. A expedição, porém, não é suficiente para combater os terraplanistas, que classificam tal afirmação como “fraude”.

No melhor estilo ‘Globo Repórter’ – ‘o que bebem’, ‘onde vivem’ e ‘como se comportam’, a reportagem do dominical ouviu defensores de que o planeta em que vivemos não é redondo. 

“Terra esférica seria uma fraude. Não sabemos realmente a intenção de todas as pessoas [que defendem que ela seja redonda]”, disse um dos entrevistados. 

Embora seja defendido por alguns apoiadores do presidente Jair Bolsonaro, os terraplanistas não contam com endosso de Marcos Pontes. O ex-astronauta e atual ministro de Ciência e Tecnologia garante a esfericidade da Terra, “é praticamente um esfera e eu vi”, sacramentou. 

Números assustam 

Uma pesquisa do instituto DataFolha mostrou que 11 milhões de brasileiros, ou 7% da população, não acredita que o planeta onde vivemos seja redondo. A primeira pesquisa sobre o tema ouviu 2.086 pessoas, todas maiores de 16 anos, moradores de 103 cidades. 

O perfil dos entrevistados, segundo o DataFolha, é de cristãos e pessoas com baixa escolaridade.

1.

2.

3.

4.

5.

Publicidade

Foto: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.


X
Próxima notícia Hypeness:
BH veta consumo de bebidas alcoólicas em bares para diminuir avanço de covid-19