Ciência

Tirar um cochilo no meio do dia reduz o risco de problemas cardíacos, aponta estudo

por: Gabriela Glette

Malvisto em alguns países, porém já enraizado em diversas culturas, um novo estudo garante que tirar um cochilo de 20 minutos por dia (não mais que isso!) pode proteger a saúde do coração, além de ser um ótimo aliado na luta contra o estresse. Publicado na revista Heart, o artigo afirma que a famosa siesta reduz o risco de problemas cardiovasculares, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

cochilo bom pra saúde 1

No entanto, apesar de regular diversas funções no organismo, só foram encontrados benefícios para pessoas jovens que optaram pelo sono reparador até duas vezes por semana. Estudos anteriores mostraram que cochilos prolongados e frequentes podem causar efeito contrário, prejudicando a saúde cardíaca. Como tudo na vida, é uma questão de equilíbrio. Cochilar não deve ser uma obrigação, mas sim uma opção em caso de fatiga extrema.

cochilo bom pra saúde 2

Para chegar a este resultado, os pesquisadores analisaram os hábitos de sono e estilo de vida de 3.500 adultos suíços entre 35 e 75 anos. Ao longo de cinco anos de acompanhamento, a equipe registrou 155 casos de problemas cardíacos. A pesquisa mostrou que entre aqueles que tiravam um ou dois cochilos diurnos semanais mostraram menor risco de problemas cardiovasculares em comparação com aqueles que não mantinham esse hábito.

cochilo bom pra saúde 3

A importância do sono

Se existe um consenso entre os médicos é de que pessoas saudáveis devem dormir entre 7 e 8 horas por noite. A privação do sono, pode aumentar a probabilidade de desenvolver problemas de saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão, AVC, doença cardíaca, além de doenças mentais. Tão importante quanto a qualidade da alimentação é o sono, por isso que depois de uma noite de insônia um cochilo pode ajudar na restauração do organismo. Entretanto, lembre-se: não exagere!

cochilo bom pra saúde 4

Publicidade

Fotos: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
SUS será obrigado a fazer exame de câncer em 30 dias graças a nova PL aprovada