Malvisto em alguns países, porém já enraizado em diversas culturas, um novo estudo garante que tirar um cochilo de 20 minutos por dia (não mais que isso!) pode proteger a saúde do coração, além de ser um ótimo aliado na luta contra o estresse. Publicado na revista Heart, o artigo afirma que a famosa siesta reduz o risco de problemas cardiovasculares, como doenças cardíacas e acidente vascular cerebral (AVC).

No entanto, apesar de regular diversas funções no organismo, só foram encontrados benefícios para pessoas jovens que optaram pelo sono reparador até duas vezes por semana. Estudos anteriores mostraram que cochilos prolongados e frequentes podem causar efeito contrário, prejudicando a saúde cardíaca. Como tudo na vida, é uma questão de equilíbrio. Cochilar não deve ser uma obrigação, mas sim uma opção em caso de fatiga extrema.

Para chegar a este resultado, os pesquisadores analisaram os hábitos de sono e estilo de vida de 3.500 adultos suíços entre 35 e 75 anos. Ao longo de cinco anos de acompanhamento, a equipe registrou 155 casos de problemas cardíacos. A pesquisa mostrou que entre aqueles que tiravam um ou dois cochilos diurnos semanais mostraram menor risco de problemas cardiovasculares em comparação com aqueles que não mantinham esse hábito.

A importância do sono
Se existe um consenso entre os médicos é de que pessoas saudáveis devem dormir entre 7 e 8 horas por noite. A privação do sono, pode aumentar a probabilidade de desenvolver problemas de saúde, como obesidade, diabetes, hipertensão, AVC, doença cardíaca, além de doenças mentais. Tão importante quanto a qualidade da alimentação é o sono, por isso que depois de uma noite de insônia um cochilo pode ajudar na restauração do organismo. Entretanto, lembre-se: não exagere!
