Localizada na província canadense de Ontário, a cidade de Sudbury é a prova viva que a inegável resiliência da natureza – somada com o esforço do ser humano, podem transformar a realidade de um lugar. Isso porque, se há 40 anos a cidade era um dos lugares mais poluídos do planeta, devido a forte industrialização e mineração, hoje ela se orgulha de ter o ar mais puro da região.
Para atingir esta posição foi preciso décadas de trabalho de restauração e conservação. Graças ao esforço conjunto, lagos que antes eram acidificados e destituídos tornaram-se ecossistemas prósperos e árvores voltaram a crescer. Um dos maiores exemplos de restauração ambiental, uma universidade da cidade – a Laurentian University, acaba de lançar um curso inteiro baseado neste processo de recuperação, com o objetivo de inspirar estudantes universitários a aplicar suas lições em outras paisagens poluídas do mundo.
Uma história de sucesso que se destaca frente a tantos desafios ambientais, o apresentador Paul Kennedy – do do programa de rádio IDEAS da CBC, se emociona em uma de suas emissões e completa: “Para mim, Sudbury é uma indicação de que não vamos perder.A mudança climática é o maior e mais crucial desafio que enfrentamos.Há esperança“.
Remediação da área
Quando os esforços de restauração começaram em 1969, as sementes em germinação morreram em contato com solos contaminados e milhares de mudas de árvores plantadas nos dois primeiros anos morreram dentro de um ano após o plantio.Os moradores decidiram tentar uma abordagem diferente.Eles aplicaram cal aos solos para neutralizar a acidez e plantaram gramíneas e trevos em vez de árvores.
Se hoje a cidade se orgulha de ser uma das mais saudáveis do estado, este resultado é consequência de um esforço conjunto, da comunidade científica, universidades, governo e população. Hoje, Sudbury possui o maior e mais bem-sucedido programa de restauração ambiental do mundo e é o maior exemplo de que a mudança deve vir de um esforço conjunto. Todo mundo pode e deve fazer sua parte.
Uma jornalista e produtora de conteúdo que mora na França. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias. Gabriela também é fundadora do site Quokka Mag, onde fala apenas sobre coisas boas!
Branded Channel Hypeness
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.