Seleção Hypeness

3 mega eventos pra pensar gastronomia, sustentabilidade e futuro no mês da alimentação

por: Gabriela Rassy

São Paulo recebe nada menos que 3 grandes eventos para apaixonados pela gastronomia e pela arte unirem conhecimentos. A oportunidade é boa para quem quer aprender técnicas, combinações e história, além de muita degustação de delícias pensando em orgânicos e no futuro do planeta.

Tudo isso não é por acaso. É em outubro que acontece o mês do Dia Mundial da Alimentação. A Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o dia 16 do mês para fazer com que a população reflita, não só sobre alimentação, mas também sobre fome e segurança alimentar.

Os eventos chegam neste clima, formando uma rede de aprendizado sobre a forma como nos alimentamos, o tipo de comida que escolhemos colocar na mesa e a importância de se pensar de forma holística na saúde. Aquela história de “você é o que você come” chegando com tudo para abrir caminhos em um mundo mais consciente e mostrando que na verdade “você come o que você é”.

Vamos nessa:

Experimenta! Comida, Saúde e Cultura

Chegando à sua 3ª edição, o Experimenta! Comida ocupa 40 unidades do Sesc com atividades que vão de oficinas a passeios guiados. A programação já começou e vai até o dia 31 com atividades focadas no universo da comida, principalmente a brasileira. Aí vão alguns destaques:

A comida das 5 regiões do Brasil @ Sesc 24 de Maio
24/10 – Sul: Cuca de Banana da Carlota com Chef Carla Pernambuco
31/10 – Norte: Lámem Amazon com Chef Getulio Sasaki
Chefs que representam as cinco regiões do Brasil farão uma preparação icônica com seus conceitos e explicações para a degustação do público. Com o gastrônomo Ricardo Frugoli e a historiadora Ursulina Maria Silva Santana.

Chef Carla Pernambuco ensina a fazer a clássica Cuca de Banana

Feira de alimentos orgânicos e agroecológicos @ Sesc Santo Amaro
Até 31/10, das 11h às 16h
Barracas com frutas, verduras, mel, café e pães de produtores da Cooperapas (Cooperativa Agroecológica dos Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo). Tragam suas sacolas retornáveis!

Panela de Barro @ Sesc Ipiranga
Sexta, 18h30
Além de deixar um sabor característico nos alimentos, a panela de barro é apontada como a que melhor mantem as propriedades dos vegetais cozidos. Introdução ao preparo da argila e técnicas de modelagem, bem como técnicas rústicas de coloração e acabamento. Ruth Takiya e Eduardo Paiva são artistas plásticos. Mantém uma oficina no Morro do Querosene, SP, onde, além de cerâmica, trabalham com cenografia e produção audiovisual.

Alimentos orgânicos, o que são e onde encontrar @ Sesc Santo Amaro
Quinta, 12h
Mapear as diversas vertentes da produção e alimentação saudável, diferenciando os produtos orgânicos, biodinâmicos, naturais, agroecológicos dos convencionais, hidropônicos etc.. Apresentação dos impactos no meio ambiente e na saúde de quem produz e consome. Desmitificar as formas de acesso aos produtos orgânicos, incluindo distribuição e preço.

Macunaíma no Prato @ Sesc Vila Mariana
Quinta, 19h
Inspirada na obra de Mário de Andrade, a chef Andreza Biagioni irá preparar o caju moqueado com pirão de farinha de mandioca, o cuscuz paulista e o aluá de abacaxi, preparações que unem as três culturas formadoras da nossa nação (índios, portugueses e africanos). Oficina idealizada pela Chef Graziela Tavares.
* Retirada de ingressos com 1 hora de antecedência na Central de Atendimento do Sesc Vila Mariana.

Mesa SP

Já o Mesa SP, também pelo 3º ano, ocupa o Memorial da América Latina com aulas, palestras e feira gastronômica. Nesta edição, este que é um dos maiores eventos de gastronomia do país, chega com o tema “Cozinha de Transição: novos significados para um planeta em mutação”. As atividades acontecem de 24 a 27 de outubro, com aulas de cozinha, confeitaria e panificação, degustações, palestras, feira de produtores e o congresso Mesa Tendências. Vamos de destaque:

Agrotóxicos e Saúde
25 de outubro, às14h
Mesa discute soluções práticas para um planeta mais saudável, com mediação de Bel Coelho e Daniel Gomes para debate entre Larissa Bombardi, Mônica Lopes Ferreira (Val) e Ailim Aleixo. O evento está dentro do Festival Cultural Farofa do Brasil que tem entrada livre e gratuita.

Bel Coelho, à frente do Clandestino

Jantares Magnos
22 a 24 de outubro, 19h
Aí é uma oportunidade única para o público conhecer o trabalho de chefs premiados no Brasil e no mundo, que estarão em São Paulo para participar do congresso Mesa Tendências. Os visitantes entrarão na cozinha de restaurantes da capital para, em parceria com o chef anfitrião, executarem um menu exclusivo.

Casa Vogue Experience

Além de apresentar as últimas tendências de decoração, o evento traz todos os anos uma agenda de atividades repleta de discussões importantes sobre os mais variados temas. Com destaque para a sustentabilidade, a Casa discute arte, design e, claro, gastronomia. Destaca que eu gosto:

Não comeremos mais carne no futuro?
Sábado, dia 26, às 15h
Debate com Alessandra Luglio, Amanda Pinto e Giuliana Vespa

Sobrevivência e requalificação de centros urbanos por meio da gastronomia
Sábado, dia 26, às 17h
Debate com Janaína Rueda

Coquetelaria: dos clássicos aos drinques inspirados nos biomas brasileiros
Sábado, dia 26, às 18h30
Workshop com Alex Sepulchro (SubAstor)

Drinks inspirados nos biomas brasileiros, como os do SubAstor

Sorvetes de baixa caloria feitos em nitrogênio
Domingo, 27, às 11h
Workshop com Francisco Santana

Publicidade


Gabriela Rassy
Jornalista enraizada na cultura, caçadora de arte e badalação nas capitais ensolaradas desse Brasil, entusiasta da cena musical noturna e fervida por natureza.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Youtuber comemora 20 milhões de inscritos financiando plantio de 20 milhões de árvores