Viagem

A vila no Saara que preserva milhares de textos antigos em bibliotecas no deserto

por: Redação Hypeness

A vila berbere de Chinguetti, na Mauritânia, preserva diversos textos alcorânicos e científicos desde a Idade Média. Os documentos permanecem até hoje em bibliotecas do deserto.

Chinguetti surgiu no ano de 777 graças ao grande fluxo de peregrinos que cruzavam o local a caminho de Meca. Foi também devido a esse movimento de pessoas que as bibliotecas do deserto foram criadas.

Homem lê livros históricos em Chinguetti, na Mauritânia

Foto: Lena Ha/Shutterstock

Elas serviam como uma maneira de oferecer aos peregrinos acesso a informações sobre diversos assuntos, que iam da religião ao direito. Cerca de 30 bibliotecas permaneciam abertas ao público no local até os anos 50.

Homem parado em frente a uma porta de biblioteca em Chinguetti, no Saara

Foto: Eric Valenne geostory/Shutterstock

Entretanto, as propriedades foram sendo fechadas uma a uma. Hoje, apenas cinco delas persistem em meio às areias do deserto. Elas reúnem milhares de textos históricos que são preservados por famílias tradicionais da região.

Foto:Eric Valenne geostory/Shutterstock

Considerada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1996, a vila em pleno Saara ainda luta para manter os textos preservados. Devido à ausência de visitantes, três das bibliotecas não abrem regularmente.

O turismo poderia ser uma aposta para melhorar a situação da região. Apesar disso, a falta de segurança ainda afasta os viajantes.

Foto: Eric Valenne geostory/Shutterstock

De acordo com o My Modern Met, que resgatou a história da vila berbere, o estado tentou intervir na preservação dos manuscritos, sem sucesso. Há centenas de anos, os cuidados com os documentos são passados de geração em geração e fazem parte da cultura e tradição das famílias de Chinguetti.

Publicidade

Foto em destaque: Eric Valenne geostory/Shutterstock


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Bristol, na Inglaterra é nomeada ‘melhor destino gastronômico do mundo’; veja o que comer por lá