Diversidade

Ageísmo: campanha combate o preconceito contra pessoas idosas

31 • 10 • 2019 às 18:08
Atualizada em 01 • 11 • 2019 às 17:02
Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Se o combate ao preconceito deve ser irrestrito e incansável, há um tipo de discriminação que irá afetar a todos, seja qual for o gênero, a raça, a cor, a classe social ou a orientação sexual: o ageísmo, também conhecido como preconceito pela idade. Trata-se da intolerância contra o idoso, normalmente fomentada, como em outras naturezas de preconceito, pela propagação de uma série de mitos a respeito da velhice que precisam ser combatidos – e essa é a causa da campanha #OrgulhoPrateado.

Dentre os mitos que fomentam o preconceito contra o idoso, os mais comuns sugerem, entre outros, que existe um idoso típico, que todo idoso é dependente, que os gastos com a população mais velha não são investimentos, que saúde boa é a ausência de doença e que aposentadoria mandatória pela idade ajuda a criar empregos para os jovens. Tais máximas irreais foram levantadas pela Organização Mundial de Saúde como falácias que precisam ser combatidas no trato com a população “prateada”.

É essa a motivação da USP Aberta à Terceira Idade no lançamento da campanha #OrgulhoPrateado: promover a conscientização, a educação e o contato entre diferentes gerações como as medidas mais eficazes para combater o ageísmo. A campanha é uma parceria com a Liga Solidária e a Secretaria Municipal dos Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, e trata-se também de uma oportunidade para se refletir sobre a passagem do tempo, o processo de envelhecimento e o respeito aos mais velhos de forma positiva – envelhecer é, afinal, o melhor destino possível para todos nós.

Publicidade

© fotos: divulgação


Canais Especiais Hypeness