Inspiração

Após 12 anos internada jovem de 14 anos tem alta e vai para casa pela primeira vez

por: Yuri Ferreira

Uma emocionante história de superação aconteceu no Amazonas. Após doze anos internada com uma doença degenerativa, Letícia Kerollen de Souza Oliveira, de 14 anos, finalmente recebeu alta do hospital e voltou para casa.

– Homens limpam vidros de hospital vestidos de super-heróis para alegrar o dia de crianças internada

Letícia finalmente voltou para casa depois de 12 anos de tratamento no hospital

Letícia sofre de AME (Atrofia Muscular Espinhal) desde que tem 1 ano de idade. O tratamento intensivo com médicos surtiu efeito e, ao contrário do que muitos esperavam, ela finalmente voltou para casa, em Manaus, onde receberá cuidados. Este, aliás, era o sonho da adolescente.

– Homem com tetraplegia volta a andar com exoesqueleto comandado por seu cérebro

Durante os 12 anos que passou no Hospital e Pronto Socorro da Zona Oeste da na capital do Amazonas, Lele – como é chamada pelos familiares – enfrentou muitas dificuldades. Depois de oito anos na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo), exibiu melhoras e finalmente conseguiu sair do hospital. A doença degenerativa de Letícia é rara, mas não impede seu desempenho cognitivo.

“Ela estuda, tem aulas no quarto e faz provas. Ela é muito inteligente e extremamente vaidosa. Ama pintar as unhas, passar maquiagem, fazer ‘chapinha’ e usar lacinhos. É uma menina normal, só não tem os movimentos”.

Letícia ainda não poderá ir a escola, mas finalmente vai poder viver em casa.“A gente nunca pensou que esse dia fosse chegar. Eu trabalhei com ela desde quando chegou na UTI. Para mim, ela é como uma filha”, contou Núbia Beffort, enfermeira de Letícia.

– Jovens criam mochila adaptada para levar amigo com atrofia muscular à Europa

“Ela disse estava alegre, mas triste ao mesmo tempo. Ela falou: aqui é a minha família!”, disse a diretora da Unidade de Saúde, Júlia Marques. “É um acontecimento! Desde que ela se entende por gente, ela tá aqui dentro. Então todos profissionais são a família dela”, acrescentou.

Apesar da abandonar a família dela do hospital, Letícia finalmente vai poder passar o seu primeiro Natal em família.

“Vai ser nosso primeiro Natal. É um sonho realizado, trazer a Letícia pra casa e poder conviver com ela”, disse Thiago Santos, padrasto da jovem, ao G1.

 

Publicidade

Fotos: Carolina Diniz/G1/Reprodução


Yuri Ferreira
Jornalista formado na Escola de Jornalismo da Énois. Já publicou em veículos como The Guardian, UOL, The Intercept, VICE, Carta e hoje escreve aqui no Hypeness. No twitter, @porfavorparem.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Ele é o ‘gato de botas do Shrek’ da vida real e consegue o que quer com sua ‘atuação’