Sustentabilidade

Artista imagina como seriam as propagandas reais de algumas empresas [nova série]

por: Gabriela Glette

Precisamos debater os limites éticos da publicidade, afinal, uma boa agência de publicidade é capaz de transformar um produto maligno em item indispensável na vida das pessoas. É exatamente isto que o designer e ilustrador Igor Dobrowolski faz através desta série perturbadora. Criando suas próprias versões dos anúncios, suas montagens são espinhosas e necessárias.

novas versões de anúncios 1

Sua arte discute abertamente sobre o meio ambiente e abre um questionamento:Empresas como a Nestlé e a Unilever lucram muito com embalagens plásticas de uso único, enquanto vendem o mito da reciclagem como solução”.

novas versões de anúncios 2

Infelizmente, a questão ambiental é muito mais complexa do que aparenta. A indústria do plástico é pressionada pela bilionária indústria do petróleo, que por sua vez domina o mundo. Segundo o artista, as empresas tentam desesperadamente criar novas soluções ao uso do plástico, ao invés de combater o problema na fonte.

novas versões de anúncios 3

Desde o dia 29 de julho, a humanidade esgotou todos os recursos naturais que tinha para o ano de 2019, marcando o dia de sobrecarga da Terra, quando o planeta passa a consumir mais do que consegue recuperar até o fim do ano. É sobre isto que o artista fala nesta série necessária, já que à medida que a população humana cresce, o desafio de repensar o consumo se torna mais urgente.

novas versões de anúncios 4

Vazamento de óleo

De acordo com o Departamento de Energia dos EUA, 4,9 milhões de litros de petróleo são derramados nas águas dos EUA a partir de navios e oleodutos todos os anos. 

novas versões de anúncios 5

No Brasil, o cenário não é muito diferente. Nesta semana, especialistas afirmaram que o vazamento de óleo que atingiu todo o litoral nordeste do país teve origem em um acidente ocorrido no mês de julho. “Coincidentemente”, barris da Shell foram encontrados em praias do Sergipe e de Natal. Reciclar é importante, mas diminuir a quantidade de plástico é essencial!

novas versões de anúncios 6

Publicidade

Fotos: Igor Dobrowolski


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Iniciativa ensina comunidade de Paraisópolis a plantar alimentos em casa