Sustentabilidade

Atados cria mobilização nacional de voluntários para limpar praias do nordeste; como ajudar

por: Vitor Paiva

O imenso derramamento de óleo que tomou o litoral nordestino segue há quase dois meses se ampliando e manchando os cenários mais paradisíacos do país – já são quase 200 praias afetadas e ameaçadas pelo vazamento. E enquanto o governo federal age com lentidão trágica para tentar investigar o ocorrido e principalmente combater essa tragédia ambiental e humana, os voluntários vão arriscando a própria saúde para tentar amenizar o ocorrido com as próprias mãos. Quem quer ajudar pode recorrer à plataforma Atados, que está ajudando a conectar as pessoas aos movimentos locais para oferecer suporte e material.

A fauna, a flora e a própria população local correm riscos perigosíssimos nesse que é um dos maiores crimes ambientais da história do Brasil, e a iniciativa dos movimentos locais precisa de ajudas diversas para seguir no esforço para salvar os cenários da região. O trabalho voluntário é fundamental, tanto para os mutirões de limpeza diretamente nas praias, quanto apoio no trabalho logístico, como para transporte, hidratação e lanches. A iniciativa da plataforma é referente ao trabalho na região de Salvador, na Bahia e procura por 200 voluntários – mas o trabalho é fundamental em todo o litoral.

A própria plataforma está em contato direto com as lideranças locais para conectar a rede de quem quer ajudar ao apoio efetivo necessário. “Os locais dos mutirões são definidos diariamente de acordo com a situação das praias, e nós do Atados estaremos monitorando nossos parceiros para informá-los dos mutirões, pontos de recolha e principais necessidades”, diz a página. A Atados é uma plataforma de voluntariado que conecta quem quer ajudar a quem precisa de ajuda.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Pantanal: incêndio ameaça maior concentração de onças do mundo. Animal volta a andar após células-tronco