Ciência

Ave brasileira tem canto mais alto já registrado e faz mais barulho que avião; ouça

por: Redação Hypeness

Uma parceria entre pesquisadores brasileiros e americanos mediu o volume do canto de uma ave que tem cerca de 30 cm e pesa mais ou menos 220 g (mais ou menos do mesmo tamanho de um pombo urbano).

Apesar de pequena, a araponga-da-amazônia surpreende com a potência do seu canto, que foi medido pelos pesquisadores. Até o momento, o pequeno passarinho brasileiro é o animal que emite o som mais alto no mundo.

— Imagens mostram como pássaros enxergam o mundo em comparação com humanos

A araponga-da-amazônia

Para você ter uma ideia de como o canto dessa ave é alto, a BBC informa que o som que a araponga-da-amazônia produziu pode atingir 125 decibéis (dB), mais do que um show de rock (até 120 dB), uma serra elétrica (110 dB), furadeira (100 dB) e mais do que qualquer outro animal já registrado.

O canto só perde, e por pouco, para uma turbina de avião a jato, que chega a 140 dB, de acordo com a reportagem. A araponga-da-amazônia (Procnias albus) é comum em Roraima e no Pará.

A descoberta foi feita pelos pesquisadores Mario Cohn-Haft, do Departamento de Biodiversidade (COBIO) e Coleções Zoológicas – Aves, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), e Jeff Podos, professor de biologia da Universidade de Massachusetts.

O estudo captou a aproximação de machos e fêmeas da espécie na natureza e, segundo o biólogo Jeff Podos disse ao site, é nessa hora que os animais fazem mais barulho. “E não é só isso, eles se viram dramaticamente durante o canto, para poder encerrar com a nota final diretamente para as fêmeas”, afirmou.

— Foto de pássaro alimentando filhote com cigarro prova que a humanidade falhou

Músculos na região abdominal e outras adaptações corporais permitem à ave emitir um som que é mais alto do que o do bisão-americano (107 dB), e do bugio (104 dB), explicou o pesquisador para a reportagem.

Agora, reduza um pouco o volume do fone de ouvido e aprecie o canto diferente da araponga-da-amazônia:

Publicidade

Foto: Reprodução/INPA


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Golfinhos ficam ‘viciados’ com veneno de Baiacu; veja vídeo