Hypeness
Menu Fechar
Fechar
por: Mari Dutra
Você deve lembrar de Boyan Slat. Aos 18 anos, ele criou um sistema para limpar o plástico dos oceanos. O mecanismo, segundo ele, seria capaz de recuperar nossas águas em apenas cinco anos. Da ideia ousada, nasceu a The Ocean Cleanup.
O primeiro dispositivo usado pela empresa em 2018 precisou voltar à terra firme antes do previsto. O inconveniente não desanimou Boyan. Hoje com 25 anos, ele desenvolveu um novo sistema, apelidado de The Interceptor.
– Quem é Boyan Slat, jovem que pretende despoluir oceanos até 2040
Diferentemente do projeto anterior, que continua em curso, a ideia do novo mecanismo é interceptar o plástico antes mesmo de que ele chegue aos oceanos. Com isso, o trabalho de limpeza seria reduzido significativamente.
O equipamento vem sendo desenvolvido desde 2015 e funciona movido apenas a energia solar, com baterias de íon-lítio integradas. Isso oferece mais autonomia ao dispositivo, sem causar ruídos ou fumaça.
Acredita-se que o veículo seja capaz de extrair cerca de 50 mil quilos de lixo por dia – a quantia pode dobrar em condições otimizadas. Para capturar o plástico de maneira mais efetiva, ele foi projetado para seguir o fluxo natural dos rios.
Com funcionamento autônomo, o sistema pode funcionar 24 horas por dia. Quando sua capacidade atinge o limite, uma mensagem é automaticamente enviada aos operadores locais, que direcionam o barco à costa e encaminham os detritos recolhidos para reciclagem.
Dois interceptores já estão em funcionamento, em Jacarta (Indonésia) e em Klang (Malásia). Além destas cidades, o sistema deve ser implementado no Delta do Rio Mekong, no Vietnã, e em Santo Domingo, na República Dominicana.
A escolha de instalar o equipamento em rios se deve a uma pesquisa realizada pela The Ocean Cleanup. O levantamento apontou que mil rios seriam responsáveis por aproximadamente 80% da poluição plástica dos oceanos. Segundo a empresa, a expectativa é instalar interceptores nestes rios até 2025.
O vídeo abaixo (em inglês) explica o funcionamento do sistema.
Para acionar a tradução automática das legendas, clique em configurações > legendas/CC > traduzir automaticamente > português.
Publicidade
Com o meio ambiente caminhando para um colapso (e sim, a culpa é toda nossa), o Governo e o capitalismo ainda insistem...
O acesso à água potável pode parecer algo banal para quem mora em médias e grandes cidades, mas, no Brasil, cerca...
Se as passagens entre o Rio Grande do Sul e o Rio de Janeiro estão caras, então que tal fazer esse percurso a...
A quantidade de carros nas ruas das grandes cidades é um problema de imensa magnitude em diversas camadas – da...
A sustentabilidade pode ser aplicada em praticamente todos os nossos atos. Pode ser uma coisa simples, que faça a...
Produzir menos lixo depende de nós, mas grandes marcas já estão de olho nessa preocupação. A Loop é uma...
Se quando você pensa em comida vegana, e especialmente em comida vegana crua, o que lhe vem à cabeça é um prato...
Enquanto fazia uma trilha com a namorada em Cananéia, no litoral de São Paulo, o professor Paulo Roberto Baldacim...
Daí você tá de boas acostumado já com a ideia de comer um monte de veneno em praticamente todos os alimentos quando...
Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.