Sustentabilidade

Boyan Slat, o jovem CEO da Ocean Cleanup, cria sistema para interceptar plástico dos rios

por: Mari Dutra

Você deve lembrar de Boyan Slat. Aos 18 anos, ele criou um sistema para limpar o plástico dos oceanos. O mecanismo, segundo ele, seria capaz de recuperar nossas águas em apenas cinco anos. Da ideia ousada, nasceu a The Ocean Cleanup.

O primeiro dispositivo usado pela empresa em 2018 precisou voltar à terra firme antes do previsto. O inconveniente não desanimou Boyan. Hoje com 25 anos, ele desenvolveu um novo sistema, apelidado de The Interceptor.

– Quem é Boyan Slat, jovem que pretende despoluir oceanos até 2040

Diferentemente do projeto anterior, que continua em curso, a ideia do novo mecanismo é interceptar o plástico antes mesmo de que ele chegue aos oceanos. Com isso, o trabalho de limpeza seria reduzido significativamente.

O equipamento vem sendo desenvolvido desde 2015 e funciona movido apenas a energia solar, com baterias de íon-lítio integradas. Isso oferece mais autonomia ao dispositivo, sem causar ruídos ou fumaça.

Acredita-se que o veículo seja capaz de extrair cerca de 50 mil quilos de lixo por dia – a quantia pode dobrar em condições otimizadas. Para capturar o plástico de maneira mais efetiva, ele foi projetado para seguir o fluxo natural dos rios.

Com funcionamento autônomo, o sistema pode funcionar 24 horas por dia. Quando sua capacidade atinge o limite, uma mensagem é automaticamente enviada aos operadores locais, que direcionam o barco à costa e encaminham os detritos recolhidos para reciclagem.

Dois interceptores já estão em funcionamento, em Jacarta (Indonésia) e em Klang (Malásia). Além destas cidades, o sistema deve ser implementado no Delta do Rio Mekong, no Vietnã, e em Santo Domingo, na República Dominicana.

A escolha de instalar o equipamento em rios se deve a uma pesquisa realizada pela The Ocean Cleanup. O levantamento apontou que mil rios seriam responsáveis por aproximadamente 80% da poluição plástica dos oceanos. Segundo a empresa, a expectativa é instalar interceptores nestes rios até 2025.

O vídeo abaixo (em inglês) explica o funcionamento do sistema.

Para acionar a tradução automática das legendas, clique em configurações > legendas/CC > traduzir automaticamente > português.

Publicidade

Fotos: Divulgação/The Ocean Cleanup


Mari Dutra
Especialista em conteúdos digitais, Mariana vive na Espanha, de onde destila textos sobre turismo, sustentabilidade e outros mistérios da vida. Além de contribuir para o Hypeness desde 2014, também compartilha roteiros e reflexões mundo afora no blog e no Instagram do Quase Nômade.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Entenda a função do bosque de conservação urbana recém inaugurado na 23 de maio