Sustentabilidade

Brasileiros e venezuelanos unem forças para coletar 1 tonelada de lixo de igarapé

por: Vitor Paiva

A Amazônia, suas matas e suas águas, são o maior tesouro nacional do Brasil, mas sua importância é para todo o planeta – e por isso cuidar dela deve ser uma tarefa de primeira importância nacional. Quando tornaram o Brasil seu novo lar, um grupo de refugiados venezuelanos decidiu retribuir pela recepção calorosa que tiveram por aqui retirando lixo das margens do igarapé no meio do Parque Municipal do Mindu, o maior parque urbano da cidade de Manaus – de onde as águas do igarapé correm para desembocar na maior bacia hidrográfica do planeta.

Os cerca de 30 venezuelanos aderiram à iniciativa “Igarapés Limpos” para promover mutirões de limpeza das margens dos rios da bacia amazônica. “O que me motiva a ser um promotor comunitário é poder ajudar pessoas, especialmente refugiados que têm muitas necessidades; e assim eu posso também colaborar com o país que me acolhe”, afirmou Omar, refugiado de 70 anos que vive por aqui desde setembro de 2017. Plástico, papel, borracha, metal e mesmo lixo eletrônico são retirados da area de preservação ambiental do parque.

O grupo retirou cerca de 1 tonelada de lixo das margens, em uma media de 17 quilos por pessoa. O grupo mobiliza familiares, amigos e voluntários para participar da iniciativa, reunindo brasileiros e estrangeiros em cada grupo. Além de retribuir a recepção da comunidade, o projeto é também uma maneira de melhor integrar as pessoas com a cidade, os vizinhos, o meio-ambiente e o próprio país – além de ilustrar mais uma vez a importância de oferecer ajuda para as pessoas que mais precisam.

Publicidade

© fotos: divulgação


Vitor Paiva
Escritor, jornalista e músico, doutorando em literatura pela PUC-Rio, publica artigos, ensaios e reportagens. É autor dos livros Tudo Que Não é Cavalo, Boca Aberta, Só o Sol Sabe Sair de Cena e Dólar e outros amores.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Já existe um pub 100% dedicado a cerveja e petiscos veganos em Londres