Criatividade

Caneca faz orelha de Van Gogh desaparecer magicamente em contato com liquido quente

por: Gabriela Glette

Um dos pintores mais icônicos da história da arte, Van Gogh teve uma vida curta e intensa, carregada de traumas e situações trágicas. Em um dos momentos em que o holandês atravessava uma forte depressão, ele acabou arrancando um pedaço de sua orelha e pintando um famoso autoretrato. Esta história todo mundo conhece, mas decidiram criar uma caneca que faz a orelha do artista desaparecer quando em contato com um líquido quente.

caneca van gogh 1

Desenvolvida pela marca norte americana – Unemployed Philosophers Guild, famosa por criar outros modelos de canecas mágicas, mesmo que a intenção tenha sido homenagear um dos pintores mais importantes da história, é preciso reconhecer que ela é um tanto bizarra.

caneca van gogh 2

Contando uma das narrativas mais conhecidas da história, ela apresenta o cenário amarelo típico dos quadros do pintor pós-impressionista. À medida que a caneca esquenta, a orelha de Van Gogh começa a desaparecer atrás de um curativo. A arte foi inspirada por dois dos autorretratos mais reveladores do artista – autoretrato com orelha enfaixada (1889) e autoretrato com orelha enfaixada, cavalete e gravura japonesa (1889).

caneca van gogh 3

Depois de esvaziar a caneca ou lavá-la normalmente, o retrato volta ao normal, como se nada tivesse acontecido. Soluções de design como esta, vêm criando objetos cada vez mais criativos. Os fãs do de Van Gogh agradecem! A caneca está à venda por U$ 15,00 e pode ser comprada aqui.

caneca van gogh 4

A orelha de Van Gogh

A trágica história aconteceu quando o pintor vivia no sul da França, considerado o seu período mais frutífero enquanto artista. Foi durante a estadia de Paul Gauguin que Van Gogh teve um surto psicótico e o ameaçou com uma faca. A briga terminou com Van Gogh cortando um pedaço da própria orelha.

caneca van gogh 5

Como se isso tudo não fosse bizarro o suficiente, o pintor holandês enrolou o pedaço que arrancou de sua orelha e entregou a uma prostituta nas proximidades de um bordel – ela teria desmaiado quando viu o que era o “presentinho”.

Publicidade

Fotos: divulgação


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
5 maneiras de reduzir o lixo | Hack Hype