Ciência

Chuva de meteoros poderá ser vista na madrugada de segunda para terça; como acompanhar

Redação Hypeness - 21/10/2019

Os eventos astronômicos, como uma chuva de meteoros, são uma delícia de se acompanhar e oferecem imagens lindas para nós, que somos apenas um pedacinho mínimo nesta imensidão de universo.

Na madrugada desta segunda-feira (21) e da terça-feira (22), teremos a chance de observar mais um show dos astros, e dessa vez a partir de diferentes regiões do Brasil: será a chuva de meteoros Orionídeos.

— Sodoma e Gomorra podem ter sido destruídas por meteoro, aponta estudo

Observação de chuva de meteoros

Esse evento astronômico é causado pela poeira deixada pelo cometa Halley, que só passa pela Terra a cada 75 anos. Ele em si só poderá ser visto de novo em 2061, mas os cometas deixam rastros em suas órbitas que podem durar anos e anos, e esses rastros do Halley é o que conhecemos todos os anos como a chuva de meteoros Orionídeos, que nada mais são que pedaços de rochas e de gelo da cauda do cometa.

Se o tempo na sua cidade ajudar e não tiver muitas nuvens, será possível observar o fenômeno a olho nu! Porém, por conta do radiante (origem geométrica dos corpos e o ponto no céu de onde parecem se originar), o Norte e Nordeste serão privilegiados na observação, como explica o UOL.

Como acompanhar

Quem quiser acompanhar a chuva de meteoros precisará acordar cedo: ele está previsto para ocorrer entre às 3h e 5h. O ápice será na constelação de Órion, também conhecida como Três Marias.

Quando der a hora, busque no céu três estrelas próximas entre si, alinhadas e de mesmo brilho. Para admirar o espetáculo, é legal estar em um local de céu bem escuro, longe de regiões iluminadas, e se programar para observar o céu por ao menos duas horas. Segundo o mesmo site, são cerca de 25 meteoros no céu por hora durante o pico do fenômeno.

Publicidade

Fotos: Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.


Warning: file_put_contents(/var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/cache/twitter-stream-hypeness.txt): failed to open stream: Permission denied in /var/www/html/wordpress/wp-content/themes/hypeness-new/functions/social.php on line 410


X
Próxima notícia Hypeness:
Peixe de quase 110 kg pescado em rio pode ter mais de 100 anos