Cientistas descobrem que vacas pintadas com listras são menos picadas por moscas

10 • 10 • 2019 às 18:28 Vitor Paiva
Vitor Paiva   Redator Vitor Paiva é jornalista, escritor, pesquisador e músico. Nascido no Rio de Janeiro, é Doutor em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC-Rio. Trabalhou em diversas publicações desde o início dos anos 2000, escrevendo especialmente sobre música, literatura, contracultura e história da arte.

Não somos somente nós, humanos, que sofremos com o incomodo das mordidas de mosquitos – as vacas também padecem desse mal. No caso delas, porém, para combater os pequenos insetos voadores, muitas vezes pesticidas e outros venenos são utilizados, a fim de salvar o gado. Um experimento científico um tanto inusitado foi realizado no Japão para comprovar que, com um pouco de criatividade, é possível livrar as vacas dos mosquitos sem precisar recorrer a venenos variados – e ainda se divertir com o resultado.

A vaca que não foi pintada para o experimento…

O experimento mais parece saído de um livro fantástico ou de uma série de humor do que de um laboratório, e consiste em pintar as vacas com listras, feito fossem zebras, para assim camufla-las e despistar os mosquitos. Para isolar os resultados, três grupos de vacas japonesas foram determinados: um devidamente pintado como as zebras, outro pintado com faixas pretas e outro sem qualquer pintura. O resultado, quem diria, foi substantivo: as vacas pintadas como zebras foram não só menos mordidas, como o combate se deu com mais eficácia do que os pesticidas.

…a vaca pintada com listras pretas…

Apesar do lado insólito e até mesmo cômico do experimento, trata-se de uma solução mais barata, mais saudável e ainda ecologicamente correta – já que se trata de uma tinta não-tóxica. O estudo já era baseado na ideia de que as cores das zebras serviam justamente para camuflar o animal de ameaças – inclusive mosquitos. O próximo passo da pesquisa, realizada pelo cientista Tomoki Kojima, do Centro de Pesquisas de Agricultura de Aichi, é testar a pintura em bolinhas e em porcos – para em seguida convencer fazendeiros que não se trata de uma piada.

…e finalmente a vaca pintada como uma Zebra – que foi menos mordida por mosquitos