Sustentabilidade

Coca-Cola desenvolve suas primeiras garrafas com pet retirado dos oceanos

por: Gabriela Glette

Uma das maiores empresas do mundo – a Coca-Cola, acaba de desenvolver suas primeiras amostras de garrafas PET produzidas com plásticos recuperados dos oceanos. O produto é resultado de uma parceria entre a Ioniqa Technologies, Indorama Ventures, Mares Circulares e a The Coca-Cola Company, pelo sétimo ano consecutivo a marca mais consumida no mundo. O programa, ainda em fase inicial, já produziu 300 garrafas usando 25% de plástico marinho reciclado recuperado do Mar Mediterrâneo e de praias de Portugal e da Espanha.

garrafa coca cola plástico oceanos 1

Estas são as primeiras garrafas PET produzidas a partir de plástico retirado do mar, apropriadas para embalagens de alimentos e bebidas. Apesar da pequena amostragem, o êxito na reciclagem nos mostra quem muitos plásticos de qualidade inferior, muitas vezes destinados à incineração ou aterro, podem agora ter uma nova vida. Isto sem contar que podemos reduzir a quantidade de PET virgem necessária a partir de combustíveis fósseis, já que 25% vem do plástico marinho reciclado.

garrafa coca cola plástico oceanos 2

As garrafas foram produzidas a partir de uma tecnologia que quebra os componentes do plástico e elimina as impurezas de materiais recicláveis de menor qualidade, para que a resina possa ser utilizada como nova, criando assim uma nova garrafa.

garrafa coca cola plástico oceanos 3

Bruno van Gompel – diretor técnico e de cadeia de suprimentos da Coca-Cola na Europa Ocidental, não esconde o entusiasmo ao explicar os possíveis novos passos da parceria: “Essa garrafa é uma prova do que pode ser alcançado por meio de parcerias e investimentos em novas tecnologias. Ao reunir parceiros de toda a nossa cadeia de suprimentos, de uma iniciativa de limpeza comunitária na Espanha e Portugal a um investimento em inovação tecnológica na Holanda, conseguimos, pela primeira vez, trazer de volta o plástico marinho danificado para alimentos. material de qualidade com o qual podemos fazer novas garrafas”.

garrafa coca cola plástico oceanos 4

O desafio do plástico

Um dos maiores desafios do século é encontrar formar sustentáveis e viáveis de lidar com o plástico, um dos maiores poluentes – sobretudo dos oceanos. Se iniciativas como a da Coca-Cola são importantes e mostra uma preocupação por parte das maiores transnacionais do mundo, é importante ressaltar que apenas isto não basta.

Outras empresas já apresentaram mudanças significativas, como por exemplo a PepsiCo, que passará a vender água em lata com o objetivo de reduzir o consumo de plástico e aumentar a economia circular de suas embalagens. Nós só iremos vencer a guerra contra o plástico quando unirmos o esforço individual, com políticas públicas eficazes, mesmo que isto signifique proibir o uso do material.

Publicidade

Foto 1: divulgação

Fotos 2, 3 e 4: Unsplash


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Google ajudou a financiar grupos anticientíficos que negam mudanças climáticas