Diversidade

Como este Chihuahua filhote surdo e cego está ensinando crianças a lidar com as diferenças

por: Gabriela Glette

Desde que nascemos, somos ensinados – e até mesmo programados, a nos encaixar em certos modelos pré estabelecidos. Nas escolas e em casa, ninguém nos prepara para abraçarmos nossas diferenças. O resultado são pessoas frustradas ou, na melhor das possibilidades, vivendo uma vida sem propósito, que não lhes diz respeito. E, neste sentido, a história do filhote Chihuahua Piglet tem muito a nos ensinar. Ele, que nasceu cego e surdo em uma casa com 37 cachorros, foi resgatado e hoje vive feliz em um lar adotivo.

Chihuahua cego e surdo rosa 1

E não para por aí! Segundo sua nova “mãe” – Melissa Shapiro, sua história tem servido como um modelo positivo para que as crianças aprendam a lidar com as diferenças. Primeiro, porque ele é rosa, cor raríssima em qualquer raça de cachorro. Mas, aparentemente esta condição está ligada a defeitos congênitos nos ouvidos e nos olhos, razão pela qual Piglet também é cego e surdo. No entanto, são exatamente estas diferenças que têm feito o cachorro viajar pelos Estados Unidos e inspirar muita gente.

Chihuahua cego e surdo rosa 2

Tão adorável quanto vulnerável, a ideia inicial de Melissa era adotá-lo por um período determinado, até que ela encontrasse um outro lar para o filhote. Porém, o tempo foi passando e, mesmo com todos os desafios que cuidar de um cachorro deficiente representa, um laço inseparável foi sendo criado: Foi uma decisão e tanto. Cuidar dele é como ter um emprego em tempo integral, cuidando de um bebê deficiente. Mas ele é tão fofo e não poderíamos entregá-lo naquele momento”.

Chihuahua cego e surdo rosa 3

Seus donos criaram uma organização – a Pink Piglet Puppy e, hoje essa iniciativa se transformou em um programa que agora é usado por outras escolas ao redor do mundo. Com a ajuda de um professor da terceira série em Plainville, Massachusetts, a história de Piglet agora está inspirando as crianças a superar suas diferenças. Apresentado em classe como um modelo de mentalidade de crescimento, quando os problemas surgem em casa, os pais das crianças descrevem os filhos perguntando: “O que Piglet faria?”.

Chihuahua cego e surdo rosa 4

Segundo o site, a história de Piglet tem como objetivo: “Incentivar a esterilização de cães e gatos; inspirar e motivar outras pessoas a adotar animais de estimação com necessidades especiais; facilitar o alcance da Piglet Mindset para professores e alunos; captação de recursos para resgates de cães com necessidades especiais e outras organizações sem fins lucrativos”.

Chihuahua cego e surdo rosa 5

Não são as deficiências de Piglet que o impedem de ter uma agenda cheia. Ele costuma viajar pelo país inteiro, junto de sua instituição, participando de palestras, eventos educacionais e institucionais. De escolas ao New York Pet Fashion Show, ele jamais iria imaginar que possui a respeitável missão de mudar a vida das pessoas e de outros cães para melhor!

Chihuahua cego e surdo rosa 6

Chihuahua cego e surdo rosa 7

Chihuahua cego e surdo rosa 8

Chihuahua cego e surdo rosa 9

Chihuahua cego e surdo rosa 10

Publicidade

Fotos: pinkpigletpuppy.org


Gabriela Glette
Uma jornalista que ama poesia e mora na França, onde faz mestrado em comunicação. Apaixonada por viagens e inquieta por natureza, ela encontrou no nomadismo digital o segredo de sua felicidade, e transforma a saudade que sente da família e amigos em combustível para escrever suas histórias.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Mulher trans morta em SP sonhava ser médica e teve nome social ignorado em B.O.