Ciência

Como os coelhos podem ajudar a desvendar a origem do orgasmo feminino

por: Redação Hypeness

Para compreender melhor o que causa o orgasmo feminino, cientistas da Universidade de Viena estão analisando a fisiologia dos coelhos. A tese foi publicada na revista Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos (‘Proceedings of the National Academy of Sciences’). 

– Maconha é capaz de intensificar o orgasmo feminino, confirma estudo

Chega de tratar o orgasmo feminino como tabu

Como mostra reportagem da BBC, além de jogar luz sobre um assunto negligenciado historicamente, o processo pretende entender se a evolução do orgasmo feminino teria acontecido para estimular a ovulação. 

Por isso a opção pelos animais, principalmente os coelhos, que assim como gatos, ovulam a partir da atividade sexual. O processo é chamado de ‘ovulação induzida por relações sexais’, CIO.  

Coelhos podem responder dúvidas sobre orgasmo feminino

O orgasmo no sexo feminino atua de forma diferente. As mulheres já ovulam espontaneamente, independentemente de manter relações sexuais ou não.

“Sabemos que existe um reflexo em coelhos. A questão é se poderia ser o mesmo [processo], que perdeu sua função nos humanos”, disse à BBC Mihaela Pavlicev, coautora do estudo.

No experimento com as coelhas, cientistas utilizaram o antidepressivo fluoxetina, que reduz a frequência do orgasmo nas mulheres. Entre as coelhas tratadas com o antidepressivo, a ovulação caiu em 30%. Responsáveis justificam o número menor pela quebra mais eficiente do trânsito de fluoxetina no corpo das coelhas do que em mulheres. 

A redução, no entanto, não é suficiente para provar que o CIO e o orgasmo feminino têm a mesma origem. Testes em outras espécies de animais estão no radar. 

Publicidade

Fotos: foto 1: EBC/foto 2: David Cheskin - PA Images/PA Images via Getty Images


Redação Hypeness
Acreditamos no poder da INSPIRAÇÃO. Uma boa fotografia, uma grande história, uma mega iniciativa ou mesmo uma pequena invenção. Todas elas podem transformar o seu jeito de enxergar o mundo.

Branded Channel Hypeness

Marcas que apoiam e acreditam na nossa produção de conteúdo exclusivo.



X
Próxima notícia Hypeness:
Cientistas criam adesivo que regenera pele de diabéticos e evita amputação